TED (acrônimo para Tecnologia, Design e Entretenimento) é uma iniciativa sem fins lucrativos que se dedica à disseminação de ideias, geralmente na forma de apresentações curtas, porém poderosas.

Com centenas de vídeos online, é fácil gastar horas (risos e lágrimas) assistindo a apresentações que vão do cômico ao emotivo, sempre cheias de informação e conhecimento. Assim, selecionamos os melhores vídeos TED para quem ama livros e separamos em três posts:

  • o primeiro é focado nos leitores e em tudo o que a leitura pode proporcionar – lições de vida, expansão do conhecimento e a aproximação com o desconhecido;
  • o segundo trata do mundo da escrita, da criatividade e da imaginação – como criar mundos fictícios, de onde vem a criatividade e como lutar contra o medo de criar;
  • e, por último, pensamos no livro como objeto e olhamos adiante – qual o futuro do livro, das bibliotecas e do contar histórias?

Todos os vídeos escolhidos possuem legendas em português, para acioná-las, basta clicar no balãozinho com três pontinhos no canto inferior direito do vídeo. Se português não aparecer nas primeiras opções, clique em “more languages” (ver foto abaixo)

 

PARTE 1 – leituras e leitores

1. Ann Morgan leu um livro de cada país do mundo em 2012

Ann Morgan adorava ler, mas achava que seu conhecimento literário era muito centrado nas publicações americanas e britânicas. Então, definiu um objetivo: passar um ano lendo um livro de cada país do mundo. A sua experiência é contada também no livro Reading the world: confessions of a literary explorer, ainda sem tradução para português.

LINK

2. O que se pode aprender a partir da “leitura” de 5 milhões de livros?

Utilizando o projeto do Google Books, acadêmicos de Harvard analisaram o conteúdo de cerca de 5 milhões de livros, utilizando o Ngram Viewer. Nesta palestra, o pesquisadores Jean-Baptiste Michel e Erez Lieberman Aiden nos mostram como esta ferramenta funciona em exemplos interessantes – e às vezes hilários.

LINK

3. A história da Biblioteca de Alexandria em 5 minutos

2.300 anos atrás, os governantes de Alexandria decidiram coletar todo o conhecimento do mundo em um único espaço. Nesta animação, a educadora Elizabeth Cox detalha o apogeu e a queda de uma das mais famosas bibliotecas da História.

LINK

4. Como os deficientes visuais leem livros?

Ron McCallum ficou cego alguns meses após nascer. Nesta apresentação encantadora, ele mostra como ele lê e celebra o desenvolvimento de tecnologias assistivas que fazem com que isso seja possível. Com a ajuda dessas tecnologias e de voluntários, ele se tornou advogado, acadêmico e um leitor voraz. (traduzido do site do TED talks)

LINK

5. Redescobrindo manuscritos antigos

Gregory Heyworth é um cientista textual. Ele montou um laboratório que utiliza tecnologia para conseguir ler textos danificados, inclusive a recuperação de textos em palimpsestos – pergaminhos ou papiros em que um texto foi apagado para que outro fosse escrito. A recuperação destes textos podem mudar o modo com que vemos o passado.

LINK

 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos

 

6. Revelando o códice de Arquimedes

Este códice de Arquimedes tem dois mil anos. Ele foi apagado e recortado, um novo texto foi escrito sobre ele. Como lê-lo? O curador de livros antigos William Noel fala sobre o projeto de recuperação deste texto, que não tem versão conhecida hoje.

LINK

7. O livro mais misterioso do mundo

A Biblioteca de Manuscritos e Livros Raros Beinecke, na universidade de Yale, guarda um manuscrito de 240 páginas. Cientistas acreditam que ele tenha sido criado no início do século XV, na Itália Renascentista. Suas imagens e caligrafia, feitos à mão, são inquestionavelmente belos, mas um mistério ronda este volume: ninguém consegue desvendar seu texto. O cientista Stephen Bax trabalha em um projeto que tenta desvendá-lo.

LINK

8. Uma citação para cada ano da vida

Independente do quanto sejamos diferentes uns dos outros, nós compartilhamos uma certa sequência cronológica, do nascer ao morrer. O jornalista Joshua Prager nos mostra como a  literatura retrata este padrão, explorando as fases da vida por meio de citações de autores renomados.

LINK

9. Os perigos de ler uma história só

A autora de Meio sol amarelo e Americanah, a nigeriana Chimamanda Adichie, fala sobre os perigos causados pela incompletude do estereótipo, e os riscos de se ler sempre a mesma  — incompleta — história.

LINK

10. Se uma história comove você, faça alguma coisa

Expandindo a apresentação de Adichie (vídeo acima). Sisonke Msimang fala sobre a relação entre histórias e notícias e sobre a diferença entre escutar e agir.

LINK

 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos

 

Bônus: a série “por que você deveria ler…”

O projeto TED Talks produziu uma série chamada “why should you read… (por que você deveria ler). Em animações bem interessantes, os vídeos comentam livros e autores clássicos explicando porque tal leitura é importante hoje.

Por que você deveria ler…

A Tempestade, de Shakespeare, por Iseult GIllespieLINK

Cem anos de solidão, por Francisco Diez Buzo LINK

Don Quixote, por Ilan Stavans LINK

Edgar Allan Poe, por Scott Peeples LINK

Esperando Godot, por Iseult GIllespie LINK

Fahrenheit 451, por Iseult GIllespie LINK

Flannery O’Connor, por Iseult GIllespie LINK

Kurt Vonnegut, por Mia Nacamulli LINK

Octavia E. Buttler, por Ayana Jamieson e Moya Bailey LINK

Sonho de uma noite de verão, por Iseult GIllespie LINK

 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos