TED (acrônimo para Tecnologia, Design e Entretenimento) é uma iniciativa sem fins lucrativos que se dedica à disseminação de ideias, geralmente na forma de apresentações curtas, porém poderosas.

Com centenas de vídeos online, é fácil gastar horas (risos e lágrimas) assistindo a apresentações que vão do cômico ao emotivo, sempre cheias de informação e conhecimento. Assim, selecionamos os melhores vídeos TED para quem ama livros e separamos em três posts:

  • o primeiro é focado nos leitores e em tudo o que a leitura pode proporcionar – lições de vida, expansão do conhecimento e a aproximação com o desconhecido;
  • o segundo trata do mundo da escrita, da criatividade e da imaginação – como criar mundos fictícios, de onde vem a criatividade e como lutar contra o medo de criar;
  • e, por último, pensamos no livro como objeto e olhamos adiante – qual o futuro do livro, das bibliotecas e do contar histórias?

Todos os vídeos escolhidos possuem legendas em português, para acioná-las, basta clicar no balãozinho com três pontinhos no canto inferior direito do vídeo. Se português não aparecer nas primeiras opções, clique em “more languages” (ver foto abaixo)

 

PARTE 2 – entre autores

1. A história de todas as histórias

O que Harry Potter, Frodo Baggins e Katniss Evergreen têm em comum? Em 1949, Joseph Campbell fez um estudo comparativo para chegar em um modelo comum, conhecido como a jornada do herói. Nesta animação dirigida por Kirill Yeretsky e narrada por Matthew Winkler podemos ver cada um dos passos desta jornada – e entender o quanto nós também podemos ser heróis.

LINK

2. O artista dentro de todos nós

O autor coreano Young-ha Kim nos convida a procurar a criança que existe em todos nós e nunca parar de criar.

LINK

3. A “Ciência” da criatividade

Utilizando conceitos como Teoria das Cordas, Mecânica Quântica e ditados populares, a romancista Amy Tan faz uma análise profunda e bem humorada sobre o processo criativo, as incertezas, as ambiguidades e a compaixão.

LINK

4. Uma história é só uma história

A autora Elif Shafak acredita que escrever deve ser um ato para além da política. Uma história, para ser boa, expande a imaginação e desconstrói barreiras culturais, abraçando experiências diferentes e permitindo que nos coloquemos no lugar de outros.

LINK

5. Como criar mundos fictícios

O que faz com que acreditemos em mundos tão fantásticos quanto os de O Senhor dos Anéis, Matrix e Harry Potter? A Autora Kate Messner dá algumas dicas para nos ajudar a criar sensacionais universos fictícios.

LINK

 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos

6. Criando palavras novas para sentimentos obscuros

“Uma palavra se torna real se você quiser que ela seja”, diz John Koenig ao explicar seu trabalho. Há sete anos, ele cria belas palavras para sentimentos complexos que desejamos expressar.

LINK

7. O gênio criativo e o medo nosso de cada dia

A autora de Comer, amar, rezar fala sobre o processo criativo e desmistifica a ideia de que criatividade, genialidade e sofrimento são inseparáveis.

LINK

8. O poder das metáforas

A metáfora é uma figura de linguagem que estende o sentido de uma palavra ou expressão, em uma relação de analogia. Nesta apresentação, o autor James Geary mostra como as metáforas podem influenciar nossa percepção e até mesmo as decisões que tomamos no dia a dia.

LINK

9. Computadores que escrevem poesia?

Se você gostasse de um poema e descobrisse que ele foi escrito por um computador, como se sentiria? Oscar Schwartz fala sobre nossa reação à poesia gerada por computador e como essa reação nos ajuda a entender o que significa ser humano.

LINK

 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos