1. Pense fora da caixa

Para empreender, principalmente em tempos de crise, nada melhor do que encontrar um nicho ainda não explorado pelo mercado. Para isso, procure inspiração em livros, filmes, documentários, cursos e eventos. Aprenda, pense, anote e tente criar novas relações entre aquilo que você está entrando em contato; afinal são as conexões que movem a vida.

2. Revise o conceito de livro

Essa dica anda de mãos dadas com “pense fora da caixa”. Normalmente, quando pensamos em mercado editorial, pensamos em livro, editoras e livrarias convencionais.  O mercado está mudando e, com ele, esses conceitos. O produto livro vem, aos poucos, sendo substituído pelo conceito de conteúdo — ao conceito de livro de papel, gostoso de tocar e de cheirar, acrescentamos os conceitos de e-book e audiobook, além de outras tantas formas de fruição de conteúdo. Da mesma forma, a editora vem se transformando de produtora de livros em gestora de conteúdo; e as livrarias físicas disputam espaço com vendas online, feiras e cafés literários.

3. Veja o que as pequenas editoras estão fazendo

A crise do mercado editorial tem alcançado principalmente as grandes empresas do varejo, com modelos de negócios mais tradicionais e pouco traquejo para mudanças rápidas. Nessa situação, destacam-se empresas mais enxutas, com modelos de negócios diferenciados e ideias inovadoras, como as dos clubes de assinatura de livros, ou as editoras que têm apostado em crowdfunding. 

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4. Conheça a história do livro

Coisas que parecem super modernas, como a autopublicação, por exemplo são tão antigas quanto a prensa de Gutenberg. Antes que existisse a ideia de casa editorial, era comum que o autor fosse diretamente ao tipógrafo e pagasse para ter sua obra impressa. O mesmo vale para conceitos como crowdfunding e clube de assinatura de livros — eles já existiram, em forma diferente, no passado. Conhecer a história do livro, das gráficas e das editoras amplia nossos horizontes e nos ajuda a identificar novas (velhas) oportunidades que não estão sendo exploradas pelo mercado atualmente.

5. Atualize-se e aprofunde seus conhecimentos editoriais

Com mercado em transição, é imprescindível manter-se atualizado, além de aprofundar seus conhecimentos em determinado área editorial na qual você deseja atuar. Um curso específico em Produção Gráfica ou Design Editorial, por exemplo, podem ajudar você a encontrar o grande diferencial para o produto ou serviço que o seu empreendimento oferecerá

6. Invista em networking

Com o mercado em transição, é necessário acompanhar tudo de perto. Seguir empresas ligadas ao ramo editorial, como o PublishNews, é essencial. Mais ainda, é interessante frequentar feiras e eventos literários, conversar com profissionais atuantes no mercado e descobrir o que está — ou não está — dando certo.  Nesse sentido, a pós em Edição e Gestão Editorial do Nespe foi montada de forma a trazer o maior número de palestrantes possíveis para proporcionar contato entre o aluno e profissionais da área, além de trazer experiência e informação para os alunos em primeira mão 

 

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