Listas geralmente são controversas, mas podem ajudar com boas pistas sobre temas que nos interessam. Apresentamos aqui cinco livros que consideramos essenciais para quem quer entender melhor o mercado de publicações, a história e o processo produtivo dos livros.

1. A construção do livro: Princípios da Técnica de Editoração

Autor: Emanuel Araújo

Editora Lexikon

A bíblia da edição de livros. Trata-se da obra de referência mais consultada por profissionais e leigos interessados no processo de produção editorial. Simplesmente obrigatório a todos que pretendam trabalhar na área.

2. História do Livro

Autor: Frédéric Barbier

Editora Paulistana

História do livro e das publicações desde a antiguidade, mas com grande destaque e profundidade ao período gutenberguiano. Foca-se principalmente na França, mas também aborda outros países da Europa e um pouco dos Estados Unidos. Distingue-se na maneira pela qual faz suas análises, compreendendo temas como: as formas que os impressos foram adquirindo em função dos materiais e técnicas disponíveis para sua confecção; os ofícios que se desenvolveram em torno dos trabalhos da escrita e impressão; os percursos do livro, as políticas de produção e modos de circulação.

3. O livro no Brasil

Autor: Laurence Hallewell

EdUSP

Obra importantíssima para se compreender o livro no Brasil. Apresenta os principais editores ao longo dos anos, menciona a criação e histórias das editoras e casas publicadoras. Para José Mindlin “o trabalho de Hallewell é até hoje o estudo mais completo sobre a história do livro em nosso país”.

4. Mercadores de Cultura: o mercado editorial no século XXI

Autor: John Thompson

Editora UNESP

Este livro contextualiza historicamente os desafios atuais enfrentados pela indústria dos livros, analisando as transformações do mercado editorial nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha — que acabam sendo referência aos demais mercados — desde os anos 1960. A obra apresenta um estudo detalhado de como o mercado de livros realmente opera dissecando os papéis de publishers, agentes e livreiros, e mostrando como suas práticas são moldadas por um campo que possui uma estrutura distinta e dinâmica.

5. O dinheiro e as letras: História do Capitalismo Editorial

Autor: Jean-Yves Mollier

Editora UNESP

Obra seminal que apresenta como o capitalismo moldou a indústria do livro, especialmente na França. Leia mais sobre ele em nossa resenha.