TED (acrônimo para Tecnologia, Design e Entretenimento) é uma iniciativa sem fins lucrativos que se dedica à disseminação de ideias, geralmente na forma de apresentações curtas, porém poderosas.

Com centenas de vídeos online, é fácil gastar horas (risos e lágrimas) assistindo a apresentações que vão do cômico ao emotivo, sempre cheias de informação e conhecimento. Assim, selecionamos os melhores vídeos TED para quem ama livros e separamos em três posts:

  • o primeiro é focado nos leitores e em tudo o que a leitura pode proporcionar – lições de vida, expansão do conhecimento e a aproximação com o desconhecido;
  • o segundo trata do mundo da escrita, da criatividade e da imaginação – como criar mundos fictícios, de onde vem a criatividade e como lutar contra o medo de criar;
  • e, por último, pensamos no livro como objeto e olhamos adiante – qual o futuro do livro, das bibliotecas e do contar histórias?

Todos os vídeos escolhidos possuem legendas em português, para acioná-las, basta clicar no balãozinho com três pontinhos no canto inferior direito do vídeo. Se português não aparecer nas primeiras opções, clique em “more languages” (ver foto abaixo)

 

PARTE 3 – O livro como objeto e tecnologias que contam histórias

1. Julgue o livro – e faça a capa

Chip Kidd é um famoso designer editorial americano, tendo criado número enorme de capas e soluções gráficas para livros. Nesta apresentação bem-humorada, ele fala sobre seu processo criativo a partir de vários exemplos.

LINK

2. Minha vida em tipos

Matthew Carter desenhou fontes clássicas como Carter Roman, Verdana e Georgia. Nesta apresentação, ele usa sua própria carreira como fio condutor para discutir a tipografia e o design de fontes frente a estética e a limitações tecnológicas.

LINK

3. Tecnologia na contação de histórias

Joe Sabia conta histórias no iPad. Começando pela invenção do livro pop-up, ele mostra como tecnologia nos ajuda a contar histórias.

LINK

4. Escrevendo histórias no Twitter

Andrew Fitzgerald explica como o Twitter está mudando o modo de escrever histórias, abordando criação de personagens, construção de narrativas e a interação entre o autor e o público em tempo real.

LINK

5. Livros de Arte? Arte de livros!

O que fazer com uma enciclopédia desatualizada? Conheça o trabalho de Brian Dettmer, um artista que cria esculturas a partir do reaproveitamento de livros em desuso.

LINK

 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos

6. Histórias em papel

Béatrice Coron é uma artista que conta histórias recortando papel, criando mundos intrincados e delicados. Nesta apresentação, ela fala sobre seu processo criativo e mostra muitos exemplos belíssimos de seu trabalho.

LINK

7. O menino que se tornou ilustrador

Nesta emocionante apresentação, Jarret J. Krosocza conta a história de um menininho que amava desenhar e escrever histórias e de como o apoio de sua família e professores foi essencial para se tornar ilustrador.

LINK

8. O poder e a beleza dos gráficos

Um gráfico pode comportar uma quantidade enorme de informação de um modo visual que nos ajuda a pensar mais rápido. Tommy McCall é designer de informação. Nesta apresentação ele fala sobre a evolução de diagramas e gráficos e faz uma declaração de amor a sua beleza e simplicidade.

LINK

9. O passado e o futuro dos quadrinhos

“Toda mídia é uma janela do mundo em que ela existe”, diz Scott McCloud nesta estonteante apresentação em que ele analisa as mudanças visuais dos quadrinhos diante da mudança de suporte e do surgimento de novas tecnologias, com olhos no futuro.

LINK

10. Projetando bibliotecas para crianças de hoje

Michael Bierut é um designer gráfico que foi convidado a desenhar uma logo para um programa arquitetônico para bibliotecas de escolas públicas. Mal sabia ele que esse seria um primeiro passo para trabalhos ainda mais profundos e interessantes.

LINK

 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos