Um lançamento de livro acontece dentro de um abrigo antiaéreo. Enquanto editores discutiam a sua pauta de lançamentos, aviões soltam bombas sobre a cidade. A guerra em curso na Ucrânia transformou em realidade cenas inimagináveis como estas.

Para apoiar a indústria ucraniana do livro, a Feira do Livro de Frankfurt se associou a parceiros para realizar iniciativas de apoio a editores ucranianos.

Mais de 21 mil euros foram doados por funcionários da Associação Alemã de Editores e Livreiros e suas subsidiárias, incluindo a própria Feira do Livro de Frankfurt e a MVB, dona da marca Metabooks, em operação no Brasil.

O chamado de ajuda é para todo o mundo. A aposta de Frankfurt é que colegas editoriais de todas as partes do mundo possam fazer doações para a campanha. Interessados em doar qualquer valor pode fazê-lo pelo PayPal.

Todo o dinheiro arrecadado será entregue para a Associação de Editores e Livreiros Ucranianos (UPBA), que em cooperação com a Toloka Foundation, que fará a distribuição do dinheiro.

Visibilidade dos livros ucranianos

A Feira garantiu um estande gratuito para editores ucranianos na próxima edição, que acontecerá em outubro. Além disso, selecionou livros escritos por autores do país em conflito e os levará para todas as feiras em que houver uma representação alemã. A coleção pode ser vista também no site Books from Ukraine.

Frankfurt diz também que está em contato com a Book Arsenal Kyiv e o Goethe-Institut no país para desenvolver ações conjuntas para apoiar editores locais.

Todos os projetos da Feira e de seus parceiros internacionais podem ser acessados aqui.