-A Nielsen e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) passaram a régua e fecharam os dados do terceiro Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2022. O resultado foi classificado como “ótimo” pelos organizadores do estudo mensal que monitora a venda de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento em todo o Brasil.

Em março, foram vendidos 4,39 milhões de exemplares e os estabelecimentos monitorados pela Nielsen obtiveram faturamento de R$ 191,58 milhões. Esses números representam crescimento de 7,52% em volume e 11,44% em valor em relação ao mesmo período do ano passado.

O fechamento do mês de março permite ter uma visão-geral do primeiro trimestre de 2022 e o resultado também é azul. No acumulado do ano, o setor varejista vendeu 14,56 milhões de unidades e faturou R$ 661,3 milhões.

Em igual período do ano passado, a venda foi de 12,59 milhões de livros e o faturamento foi de R$ 567,63 milhões. Isso representa crescimento de 15,65% em volume e de 16,5% em valor. Nada mal!

Para Ismael Borges, gestor da ferramenta Nielsen BookScan Brasil, o que vem por aí é bom: “Ainda que os valores acumulados de cada período sugiram uma desaceleração, a expectativa para o decorrer do ano é bastante positiva”.

Dante Cid, presidente do SNEL, alerta para a pressão que insumos como o papel e combustíveis têm exercido sobre o preço do livro, mas também está otimista. “No entanto, é extremamente encorajador ver estes resultados positivos no mês em que se comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro”, conclui.

A volta do Volta às Aulas

O Painel revela um dado importante para quem o analisa com um pouco mais de acuro: a volta do Volta às Aulas. Na comparação com 2021, o segmento de livros infantis, juvenis e educacionais, no qual a Nielsen classifica os livros didáticos, apresentou crescimento de 4,83 pontos percentuais.

O arrefecimento da pandemia e o consequente das aulas presenciais pode ter a ver com isso. E é uma boa notícia para livreiros em geral.

Como é feito o Painel do Varejo de Livros no Brasil?

Os Painel do Varejo de Livros no Brasil têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Para a realização do Painel, a Nielsen coleta os dados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados on-line e atualizados semanalmente.

Como vejo a íntegra do estudo?

O SNEL reúne, em uma única página, os resultados das principais pesquisas de mercado realizadas no Brasil e tudo está lá disponível gratuitamente. Clique aqui para acessar.