Guadalajara é destino de muitos editores, ilustradores, agentes e autores brasileiros em novembro. É quando a cidade mexicana abre a sua Feira do Livro, importante porta de entrada para os mercados hispanoablantes, incluindo, os EUA.

Mais do que espaço para vender livros (físicos e direitos), a Feira tem sido palco importante para autores brasileiros. Desde 2012, o evento abriga o Destinação Brasil, que já recebeu mais de 80 autores brasileiros. Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Marçal Aquino, Milton Hatoum, Ana Paula Maia, Cristovão Tezza, Andrea del Fuego, Marcelino Freire e Veronica Stigger são alguns dos nomes que já passaram por lá.  O Destinação Brasil acontece em parceria com uma série de instituições brasileiras, incluindo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Embaixada do Brasil no México e a Fundação Biblioteca Nacional.

A entrega da medalha aconteceu em um dos ambientes da Universidade de Guadalajara, responsável pela organização da Feira do Livro e contou com a presença do embaixador do Brasil no México, Fernando Coimbra, além de autoridades mexicanas |
©Cortesia UDG/Iván Lara

Como reconhecimento a este trabalho importante na internacionalização da literatura brasileira, a Feira do Livro de Guadalajara recebeu, na quarta-feira passada (18), a medalha da Ordem de Rio Branco, uma das principais honrarias concedidas pelo governo brasileiro.

A Feira levou o galardão pelo Destinação Brasil e também pela divulgação do mercado editorial brasileiro para o mundo hispanoablante.

Por que a Feira de Guadalajara é tão importante?

A Feira do Livro de Guadalajara é uma das mais importantes feiras internacionais do livro no segundo semestre. É a porta de entrada para quem quer vender livros ou direitos autorais para outros países de língua espanhola.

Além disso, é tradicionalmente visitada por bibliotecários norte-americanos interessados na compra de livros para compor ou repor seus acervos.

Muitas editoras brasileiras encontram na Feira oportunidades para oferecer seus títulos para programas governamentais de compras de livros. Há editoras que criam inclusive representações no México visando essas oportunidades.

Quando a Feira do Livro de Guadalajara acontece?

A Feira do Livro de Guadalajara de 2022 acontecerá de 26 de novembro a 4 de dezembro e terá o emirado de Sharjah como país homenageado. Mais informações de como participar, clique aqui.

Paseo Literario Fray Antonio Alcalde será um dos principais corredores literários da cidade até março de 2023

Por que conhecer Guadalajara?

A cidade de Guadalajara está localizada no estado de Jalisco. É uma cidade grande, moderna, com excelente gastronomia e vizinha da internacionalmente conhecida Tequila.

A Unesco declarou Guadalajara como a Capital Mundial do Livro neste ano. Até março de 2023, a cidade celebrará o feito.

Uma das primeiras ações foi transformar Paseo Fray Antonio Alcalde, um calçadão que corta o centro da cidade, em no “Paseo Literario”, onde acontecem shows, oficinas e feiras de compras e trocas de livros.

Além disso, têm acontecido na cidade uma série de encontros com autores internacionais e um dos pontos altos da celebração será, claro, durante a Feira.

O Happy Hour do Nespe desta semana trouxe uma entrevista com Fernanda Dantes, gerente do Brazilian Publishers. Na conversa, ela fala inclusive da Feira do Livro de Guadalajara. Para ler a entrevista, clique aqui.