No século XX, a sociedade brasileira sofreu um processo de industrialização que, aparentemente, separou o Brasil em regiões modernas e atrasadas, dando origem ao assim chamado dualismo brasileiro.

O livro Dois irmãos, de Milton Hatoum retrata bem este momento. A trajetória dos irmãos Yaqub e Omar, oriundos de uma família libanesa em Manaus, exemplifica de maneira singular a alegoria do dualismo e do desenvolvimento desigual.

O romance é narrado por Nael, filho da empregada, que reconstrói a história da família a partir de suas memórias. A diversidade regional brasileira e a relação do país com sua memória conturbada são elementos reelaborados através do olhar apurado de Milton Hatoum e são retomados neste livro como possibilidade de compreensão de uma sociedade em eterna construção.

O livro Filho de ninguém: dualismo e bastardia no romance “Dois irmãos”, de Milton Hatoum (Editora Multifoco, 208 pp, R$ 50 R$ 10 o e-book), de Vera Ceccarello, trata das relações existentes entre a literatura brasileira e seu contexto histórico, a partir da obra Dois irmãos, de Milton Hatoum.

O livro está à venda pela Amazon ou pelo site da Editora Multifoco.

Vera Ceccarello é aluna do Nespe. Se você também é e quer ter seu livro publicado aqui no Happy Hour, conte pra gente sobre a sua obra neste formulário.