O poeta, tradutor e jornalista Thiago de Mello (1926-2022) é um ícone da literatura amazônida. A sua obra foi tema da dissertação de mestrado que Elysmeire Pessôa defendeu na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Elysmeire também é aluna do Nespe, na pós-graduação em Edição e Gestão Editorial. Ela acaba de ganhar o Prêmio Unir de Melhor Dissertação e Tese, concedido pela Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa da universidade.
Elysmeire disse ao Happy Hour Neste que se sente feliz e grata pelo reconhecimento. “Fico feliz em poder, de alguma forma, contribuir positivamente com esta pesquisa. É um brinde à superação e à resiliência! Verdadeira prova de resistência e fé, pois como a maioria dos pesquisadores do Brasil, tive muitas dificuldades nessa trajetória. Por outro lado, sou grata a cada ensinamento e aprendizagem compartilhado. Tudo valeu a pena e sou grata por tudo”, disse.
Em sua tese, intitulada “Amazonas, Pátria da Água”, Elysmeire faz um mergulho poético-imagético na escrita e ne memória amazônida de Thiago de Mello. Para o estudo, Elysmeire parte da obra Amazonas. Pátria da água (Betrand) para analisar o papel das águas, em particular dos rios, na obra de Thiago de Mello. Analisa também das relações sócio-históricas nas quais a obra e o autor estão inseridos para construir reflexões sobre a realidade amazônica. A partir disso, Elysmeire cria o conceito de “litera-rios”, que oferece à comunidade acadêmica uma nova categoria de análise literária.
A dissertação foi apresentada dentro do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários, sob a orientação da professora doutora Mara Genecy Centeno Nogueira.
A artista, além da pesquisadora
Além de pesquisadora, Elysmeire é também artista plástica e tem adotado o conceito de “litera-rios” em sua obra, criada a partir de fotografias e colagens. Alguns destes trabalhos compuseram uma exposição que ficou em cartaz até o mês passado. O Happy Hour Nespe selecionou alguns deles para uma galeria virtual. Confira abaixo:
Deixar um comentário