Desde 2006, a Sociedade Turca de Editores faz um chamado global para escolher editores internacionais para um programa de fellowship.

Alguns dos selecionados viajam para Istambul. Lá, participam de reuniões e encontros. Na pauta, a compra e a venda de direitos autorais e ainda assuntos relacionados à tradução do turco para diversas outras línguas. Outra parte dos selecionados participam on-line, mantendo a agenda de compromissos. Segundo os organizadores, mais de mil acordos envolvendo a compra e a venda de direitos autorais foram registrados na edição passada do programa.

Em 2024, o programa acontecerá entre 05 e 07 de março e as inscrições foram abertas nesta quarta-feira (1º).

Podem participar editores, agentes, associações profissionais de editores e ONGs. A inscrição é 100% on-line e feita pelo site do programa. Os interessados devem se cadastrar previamente no site do programa e aguardar a confirmação por e-mail. Só então, com o cadastro feito, será possível se candidatar a uma vaga no fellowship.

TEDA

E por falar na Turquia, desde 2005, o Ministério da Cultura do país oferece a editores estrangeiros um programa de bolsas destinado a promover a publicação de literatura turca em outros idiomas. De lá para cá, o programa já apoiou 3.878 obras de mais de 800 editoras e em 63 diferentes línguas.

Os participantes do Fellowship poderão ter mais informações e acessar o programa. Para conhece-lo melhor, clique aqui.