Após um período de incertezas, o mercado editorial brasileiro apresenta sinais positivos de recuperação, de acordo com o 8º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em parceria com a Nielsen Book. O período contabilizou 5 milhões de livros vendidos, um aumento de 24,17% em relação aos 4,02 milhões no mesmo período de 2023. O faturamento também registrou alta, alcançando R$ 237,13 milhões, representando um crescimento de 25,29% comparado a 2023.

Dante Cid, presidente do SNEL, ressaltou a importância das ações promocionais e do ambiente macroeconômico para esses resultados. No acumulado do ano de 2024, o setor já faturou R$ 1,69 bilhão, com uma leve queda de 2,86% no volume de exemplares vendidos. “Esperamos que o ambiente econômico continue a contribuir para resultados positivos até o fim do ano”, afirmou Cid.

O Painel de Varejo de Livros no Brasil é uma ferramenta fundamental para acompanhar as tendências do setor, fornecendo dados atualizados coletados diretamente das principais livrarias e e-commerces do país.

Para conferir a íntegra do estudo, clique aqui.