Entender como anda a indústria, o varejo, o comportamento e os hábitos dos leitores e falar sobre tendências do mercado editorial e livreiro é a proposta de Leonardo Neto, jornalista responsável pelo Happy Hour Nespe, para o curso 50 notícias para escritores entenderem o mercado editorial que ele conduz pelo Instituto Estação das Letras entre os dias 21 e 23 de janeiro, das 19h às 21h. Aa ideia é que os participantes alcancem ao final do curso vocabulário para falar com propriedade sobre o mercado.

Além do panorama da área, a partir de notícias e manchetes que serão apresentadas nas aulas, os interessados contarão com informações atualizadas sobre a indústria e o comércio de livros no Brasil, além de um perfil do comportamento do leitor brasileiro e tendências dos cenários nacional e internacional.

Na primeira aula, o jornalista apresenta os principais resultados de três pesquisas fundamentais para entender o mercado editorial e livreiro brasileiro: 1-Produção e Vendas 2-Conteúdo Digital 3-Painel do Varejo de Livros 4-Panorama do Consumo de Livros no Brasil.

No segundo encontro, os alunos vão explorar detalhadamente a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e tratar especificamente sobre o reflorescimento de livrarias independentes, em especial nas grandes cidades e ainda tratar da quebra das grandes superfícies, como Saraiva e Cultura.

Nesta última aula, os alunos serão apresentados às principais tendências do setor editorial e livreiro no Brasil e no mundo.

Inscrições abertas pelo iel@estacaodasletras.com.br e informações pelo site do IEL.