Ao longo do mês de março, quem passar pela Estação da Luz, em São Paulo, terá a chance de conhecer um pouco mais sobre Clarice Lispector. É que o Instituto CCR, ligado à concessionária da Linha 4-Amarela, abriu a exposição Projeto Centenários – Clarice Lispector, em homenagem ao ícone da literatura brasileira.

Paredes, catracas, pilastras e até um vagão da Linha 4 estão adesivados com frases, manuscritos e imagens que revelam a produção literária de Clarice. Entre os destaques, está um painel biográfico que traça a trajetória da autora, intercalando fotos, trechos marcantes e curiosidades sobre sua vida. Na escadaria fixa da estação, os degraus serão adesivados com lombadas de suas principais obras, transformando o percurso em uma experiência literária e criando um ambiente que mistura poesia e urbanidade.

A mostra conta também com um painel interativo de fitinhas personalizadas, no qual os visitantes podem levar frases marcantes de Clarice como lembrança. Para os apaixonados pela literatura, a mostra traz um espaço de leitura exclusivo com uma estante abastecida mensalmente com livros da autora, permitindo que os passageiros conheçam e explorem as suas obras, além de servir como ponto de coleta para doações de obras da autora feitas pelos passageiros.

A exposição traz um espaço cenográfico instagramável, composto por uma poltrona rodeada de folhas de livros de obras de Clarice suspensas no ar e uma máquina de escrever sobre uma pilha de livros, reproduzindo um ambiente de criação literária. Os clientes da estação poderão sentar-se no local e tirar fotos para guardar como recordação da exposição.

Mariana Valente, neta da autora, assina as colagens das peças da exposição, criando uma conexão íntima entre a família e o público.