Além de dominar a língua e as técnicas, o revisor precisa ter um quê de empreendedor. A partir desta premissa, Carolina Machado publicou, em 2016 e de forma independente, o Manual de sobrevivência do revisor iniciante (122 pp, R$ 49,90). Em 2019, o livro ganhou nova edição pela Moinhos.
“Ele foi criado a partir de uma inquietação que sempre tive, desde que comecei a trabalhar com revisão: ninguém fala sobre como é pôr a mão na massa, ou melhor, a mão no texto sem se perder com todas as atividades, muitas vezes, burocráticas, que cercam o trabalho independente. Assim, o ‘manual’ que vem no título não é à toa: este é mesmo um livro prático, objetivo, que busca passar o máximo conteúdo com o mínimo de palavras”, explica a autora.
No livro, ela dá o caminho das pedras para quem quer começar a trabalhar, principalmente, como revisor de textos freelancer. Vai entender quais são as principais áreas de especialização do revisor; como divulgar seu trabalho para conseguir os primeiros clientes; como precificar e estabelecer prazos, além de criar uma rotina de trabalho organizada; entre muitos outros assuntos.
Deixar um comentário