Assessoria de imprensa para o mercado editorial

Esta palestra é parte do curso de pós-graduação em Edição e Gestão Editorial. Conheça nossos cursos.

Data e horário:

17 de agosto de 2019, sábado, das 09:00 às 17:00

Palestrante(s):

Leonardo Neto

Descrição da palestra:

A disciplina Assessoria de imprensa para o mercado editorial vai trazer os fundamentos básicos dessa ferramenta fundamental para a indústria do livro. Vai mostrar, na prática, como redigir um bom release, como manter relacionamento com a imprensa e fazer seu livro chegar às redações de jornais, revistas, sites e programas de TV.

Tópicos abordados:

• Conceito de assessoria de imprensa (para que servem, quando aciona-la e como fazer?)
  • Os fundamentos de um bom release
  • Como construir um mailing consistente
  • Como manter contato com jornalistas de redação
  • O que funciona e o que não funciona quando o assunto é lidar com a imprensa
  • Bibliografia recomendada:

A mídia e a construção da imagem empresarial: bases para o relacionamento do Banco do Brasil com a imprensa. Coordenação: Estratégia, Marketing e Comunicação. Brasília: Banco do Brasil, 2001.
    Banco do Brasil. A mídia e os dilemas da transparência. Seminário de Comunicação do Banco do Brasil. Org. Alberto Dines. Brasília: Banco do Brasil, 2002. - http://www.bb.com.br/portalbb/page3,138,2513,0,0,1,0.bb?codigoNoticia=6770&codigoRet=5253&bread=1&codigoNoticia=6771&codigoMenu=1426
    Barbeiro, Heródoto. Você na telinha – como usar a mídia a seu favor. São Paulo: Futura, 2002.
    Bueno, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial. Teoria e pesquisa. Barueri, SP. Manole, 2003.
    Cesca, Cleuza G. Fimenes. Comunicação dirigida escrita na empresa. S.Paulo: Summus, 1995.
    Chinem, Rivaldo. Assessoria de Imprensa – como fazer. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
    Duarte, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia. Teoria e Técnica. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
    Koplin, Elisa & Ferraretto, Luiz A – Assessoria de Imprensa: teoria e prática, 2ª ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
    Kunsch, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. S.Paulo: Summus, 1996.
    _______. Relações Públicas e Modernidade (Novos paradigmas na comunicação organizacional), 2ª ed. S.Paulo: Summus, 1997.
    ________. Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: ABERP/Pioneira, 1995.
    Lopes, Marilene. Quem tem medo de ser notícia? Da Informação à Notícia. Makron Books, São Paulo: 2000.
    Lorenzon, Gilberto e Mawakdiye, Alberto. Manual de Assessoria de Imprensa. Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 2002.
    Manual Nacional de Assessoria de Imprensa – Brasília: Fenaj, 1995.
    Nogueira, Nemércio. Media Training. S.Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
    Rego, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação Empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas e estruturas, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
    _______. Jornalismo Empresarial, S.Paulo: Summus, 1987.
    DIAS, Vera. Como virar notícia e não se arrepender no dia seguinte. Rio de Janeiro: Objetiva, 1994, 133 p.GUIMARÃES, Alessandra d'Avila. Assessoria de Imprensa: seus valores éticos. Rio de Janeiro: 1995, 34 p.