Comportamento do Consumidor em Livrarias

 

Esta palestra é parte do curso de pós-graduação em Edição e Gestão Editorial. Conheça nossos cursos.

Data e horário:

28 de setembro de 2019, sábado, das 09:00 às 12:30

Palestrante(s):

Leandro Müller

Descrição da palestra:

A compreensão do público-alvo é umas das peças-chave para o sucesso de qualquer empreendimento comercial. Assim também é com os livros. Para que uma publicação seja bem-sucedida comercialmente é preciso entender não apenas como produzir uma boa obra, mas também como atingir seus leitores, observar seu comportamento e fazê-los se interessar.

Tópicos abordados:

  • História da orientação de produção dos livros: a era dos produtores, a era dos varejistas, a era dos consumidores, a era dos autores.
  • Circulação e o acesso aos livros
  • Teorias de consumo: economia, utilitarismo, marketing, neodarwinismo, sociologia, antropologia.
  • Nós como leitores
  • Tipologia de comportamento de consumo: assertiva, temática e receptiva.
  • Casos práticos e estudo de casos de comportamento.
  • Bibliografia recomendada:

    BARBIER, Frédéric. História do livro. São Paulo: Paulistana, 2008.
    BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2007.
    DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.
    MILLER, Daniel. Teoria das compras: o que orienta as escolhas dos consumidores. São Paulo: Nobel, 2002.
    MILLER, Geoffrey. Darwin vai às compras: sexo, evolução e consumo. Rio de Janeiro: Best Business, 2012.
    MOLLIER, Jean-Yves. O dinheiro e as letras: História do Capitalismo Editorial. São Paulo: EdUSP, 2010.
    MÜLLER, Leandro. O consumidor de livros: práticas de comportamento em livrarias. Rio de Janeiro: Editora Ilustração, 2015.