FORMAÇÃO DE CATÁLOGO e MODELOS EMPRESARIAIS DE EDITORAS

 

Esta palestra é parte do curso de pós-graduação em Edição e Gestão Editorial. Conheça nossos cursos.

Data e horário:

28 de setembro de 2019, sábado, das 13:30 às 17:00

Palestrante(s):

Monica Maia

Descrição da palestra:

Apresentar padrões dos modelos de negócio de editoras nacionais de pequeno, médio e grande porte: as estratégias e metas; formação de equipe; inserção no mercado. Estratégias e desafios na aquisição de títulos e formação de catálogo; gerência de produtos e performance comercial. Exposição de cases, novas tendências e nichos de mercado.

Tópicos abordados:

  • Panorama do mercado editorial brasileiro
  • Grandes grupos editorias, fusões, aquisição de selos e de pequenas editoras
  • A cultura de hits x cultura de nichos de mercado
  • A pequena, a média e a grande editora
  • Formação de catálogo
  • Bibliografia recomendada:

    ANDERSON, Chris. A cauda longa. Rio de Janeiro, Campus, 2006.
    EARP, Fábio Sá; Kornis, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2004.
    EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro, Record, 2002.
    HALEWELL, Laurence. O livro no Brasil (sua história): São Paulo, Edusp, 1985.
    KORDA, Michael. Making the list: a Cultural History of the American Best-seller. Nova York, Barnes & Noble Books, 2001.
    SCHIFFRIN, André. O negócio dos livros: como as grandes corporações decidem o que você lê. Rio de Janeiro, Casa da Palavra. 2006.