Gestão financeira e administrativa – parte 1

 

Esta palestra é parte do curso de pós-graduação em Edição e Gestão Editorial. Conheça nossos cursos.

Data e horário:

30 de março de 2019, sábado, das 09:00 às 17:00

Palestrante(s):

Fabíola Mendonça

Descrição da palestra:

A gestão financeira de uma editora é de responsabilidade de todos os envolvidos na publicação de um livro. Todos os integrantes da cadeia tomam decisões que impactam os resultados afetando as suas receitas, seus custos e o retorno sobre o investimento.
As variáveis que impactam os resultados de um negócio são muitas e nenhuma delas deve ser desprezada.

Tópicos abordados:

  • Modelo de Formação de Preços
  • Preço para o mercado de livros
  • Classificação de Gastos
  • Margem de Contribuição
  • Ponto de Equilíbrio
  • Análise de rentabilidade de um livro
  • Relatórios Financeiros - DRE e Fluxo de Caixa
  • Gestão de Fluxo de Caixa
  • Noções Básicas de Logística
  • Bibliografia recomendada:

    ROSS, Stephen; WESTERFIELD, Randolph. Princípios da Administração Financeira. Atlas, 2002.
    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão Financeira – uma abordagem introdutória. Manole, 2014.
    CERBASI, Gustavo; VEIGA, Rafael. Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros. Saraiva, 2007.
    NAGLE, T. Thomas. Estratégia e Táticas de Preço. Pearson, 2007.
    CORONADO, Osmar. Contabilidade Gerencial Básica. Saraiva, 2012
    MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Atlas, 2010.
    IUDÍCIBUS, Sergio. Contabilidade Gerencial. Atlas, 1998.
    EARP, Fabio Sá; KORNIS,George. A Economia da Cadeia Produtiva do Livro. BNDES, 2005.