Introdução a Gestão de Empresas

 

Esta palestra é parte do curso de pós-graduação em Edição e Gestão Editorial. Conheça nossos cursos.

Data e horário:

9 de fevereiro de 2019, sábado, das 09:00 às 17:00

Palestrante(s):

Marcelle Brandão

Descrição da palestra:

A disciplina tem a finalidade de capacitar o aluno para a gestão de um negócio de editoração.
Conhecer os tipos de empresas e modelos de negócios disponíveis atualmente. Entender a dinâmica da gestão das equipes; Conhecer o movimento do empreendedorismo, oportunidades e desafios na atuação empreendedora; métodos de modelos de negócios; formas de colocar em prática um novo negócio e a responsabilidade social dos negócios nos dias de hoje.
Além do olhar para a gestão, também vamos conversar sobre o gestor e sua capacidade de liderar pessoas para a conquista de objetivos comuns. Os atributos, competências e motivações da liderança.

Tópicos abordados:

  • Conceito de organização;
  • Tipos de empresas;
  • Tipos de produção;
  • Classificação de tamanho;
  • O que é administração;
  • Papéis do administrador, níveis de atuação e habilidades;
  • Modelos de gestão;
  • As estruturas tradicionais de organização;
  • Empreendedorismo;
  • Espírito empreendedor;
  • Os diferentes modelos de liderança;
  • Motivação: modelos e táticas;
  • Responsabilidade social;
  • O Capital Intelectual e as tendências da administração empresarial.
  • Bibliografia recomendada:

    CHIAVENATTO, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Campus: Rio de Janeiro, 2000
    DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em Negócios. 2.ed. Rio de Janeiro. Campus. 2005
    OSTERWALDER, ALEXANDER. Business model generation-inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários, Rio de Janeiro, Alta books. 2011.
    GHOSHAL, Sumantra; TANURE, Betania. Estratégia e gestão empresarial: construindo empresas brasileiras de sucesso : estudos de casos. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2004. 271 p. ISBN 139788535215298 (broch.)