A criatividade e inovação são habilidades indispensáveis em todas as áreas profissionais atualmente, e todos têm a capacidade de desenvolvê-las.
Com mais de 40 exercícios individuais e em grupo, esse não é um curso sobre criatividade e inovação, é um laboratório de criação e inovação. Você aprenderá métodos e praticará técnicas para alcançar todo o seu potencial criativo.
OBJETIVOS
Sinta-se mais confiante ao tomar decisões e apresentar ideias inovadoras
Pratique ferramentas e conheça métodos de geração de ideias
Aprenda a gerenciar, manipular, selecionar e amadurecer ideias
Pense estrategicamente, planeje e desenvolva sua ideia
PÚBLICO-ALVO
Empreendedores
Profissionais da área criativa
Produtores de conteúdo
Interessados em desenvolver a própria criatividade
DIFERENCIAIS
Aulas online 100% ao vivo
Plataforma de ensino Google atraente e descomplicada
Mais de 40 exercícios práticos
Diário criativo digital e outros recursos
TÓPICOS ABORDADOS
titulo 1
Criatividade e inovação
Pense diferente
Criatividade como processo
Práticas de ideação 1: identificação e delimitação de problemas
Práticas de ideação 2: métodos para geração de ideias
Práticas de ideação 3: métodos para geração de ideias
Práticas de ideação 4: métodos para geração de ideias
Práticas de ideação 5: métodos para geração de ideias
Storytelling e inovação
Pensando visualmente
A era da experiência
Gerenciando a qualidade
Disseminando ideias
Discussão de trabalhos finais
Técnicas de gamificação
Análise de tendências
Gerenciamento de criatividade em grupos
Ambientes e organizações criativas
Apresentação de trabalho final
Aula coringa: usaremos de acordo com as necessidades e interesses da turma.
Aulas
Criatividade x inovação
Delimitação de problemas e criatividade
Técnicas de brainstorming: métodos clássico, escrito, solo, visual, silencioso etc
Métodos de ideação: Conexões forçadas, timeboxing, SCAMPER, SMART etc
Storytelling: arcos narrativos, tríades, ficção
A era da experiência: Personas e personalidades, design emocional, etc
Métodos de apresentação de ideias: pitching, apresentações
Controle de qualidade: design de proposta de valor, refinamento de ideias, gamificação
Análise de tendências: pesquisa e planejamento de cenários, a coisa do futuro
Técnicas de integração de equipes
Espaços e organizações criativas
CERTIFICADO
Estar presente em ao menos 75% das aulas e participar ativamente das práticas online ao vivo.
MATERIAL
Diário digital criativo e outros recursos utilizados em sala inclusos.
Conteúdos extras (textos, links, vídeos, recomendações de leitura) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
A criatividade aborda temas pessoais, por isso, também são oferecidos alguns textos e práticas extras opcionais. Para estes exercícios, o acompanhamento da professora só ocorrerá se o aluno quiser.
PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
terças-feiras semanais
Quando acontece o Curso
19h às 21h
Horário do Curso
30 Participantes
Número máximo de alunos
COMEÇA EM: 10/03/2026
TERMINA EM: 21/07/2026
5 meses
REQUISITO
O QUE VOCÊ DEVE SABER
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O QUE VOCÊ DEVE TER
Um computador com acesso à internet
Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Aprimore a escrita de diálogos numa oficina que traz a teoria a partir da prática. Você vai construir textos mais naturais e entender as funções do discurso direto numa narrativa.
Próxima turma: 30/09/2025
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 10 horas