Descrição
Com apoio do PublishNews e em parceria com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, o NESPE criou o curso de especialização em Edição e Gestão Editorial para capacitar e profissionalizar estudantes interessados nessa área de atuação.
Ao final do curso, você conhecerá intimamente as práticas de editoração e poderá trabalhar como editor, publisher, assistente, coordenador, produtor e gerente na área editorial, ou até mesmo abrir seu próprio negócio.
Objetivos
Conheça todo o processo de produção editorial e as particularidades da gestão de uma editora. Aprenda o vocabulário usado pelos profissionais do ramo, conheça as principais tendências do mercado e sinta-se mais seguro para tomar decisões. Estabeleça seu networking interagindo com alunos, professores e convidados que atuam na área.
- CONHEÇA O MERCADO EDITORIAL
- VÁ ALÉM DO LUGAR-COMUM
- SINTA-SE MAIS SEGURO AO TOMAR DECISÕES
- CRIE SEU NETWORKING
- ESTRUTURE SEU PLANO DE NEGÓCIOS
Público-alvo
- EDITORES E ASSISTENTES EDITORIAIS
- REVISORES, PREPARADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DO TEXTO
- DESIGNERS E DIAGRAMADORES
- PROFISSIONAIS DE JORNALISMO, LETRAS, ARTES E OUTRAS ÁREAS INTERESSADOS EM ENTRAR NO MERCADO EDITORIAL
- BOOKLOVERS
Diferenciais
- AULAS AO VIVO
- PLATAFORMA GOOGLE
- FOCO NA PRÁTICA
Módulos
O curso tem início com uma aula inaugural de 8 horas. O restante das aulas é dividido em 4 módulos, contendo 11 aulas. Cada módulo tem duração de um semestre.
Conteúdo Aula a Aula
O curso tem início com uma aula inaugural de 8 horas. O restante das aulas é dividido em 4 módulos, contendo 11 aulas. Cada módulo tem duração de um semestre. Grade provisória. As aulas podem mudar de ordem ou serem substituídas de acordo com a disponibilidade de palestrantes ou por motivos de força maior.
GESTÃO EDITORIAL (96 horas)
- A história do livro no Brasil
- Produção editorial e gestão de projetos
- Produção editorial e gestão de projetos
- Gestão financeira e administrativa de editoras
- Gestão financeira e administrativa de editoras
- Gerenciamento de negócios editoriais
- Estratégias de gestão aplicadas ao mercado editorial
- Direitos autorais
- Contratos editoriais
- Venda de livros para o governo
- Apresentação de trabalhos
MERCADO EDITORIAL (88 horas)
- Modelos empresariais de editoras
- Formação de catálogo
- Agentes literários
- Assessoria de comunicação
- Comercialização
- Tendências de mercado
- Marketing e planejamento estratégico
- Marketing e planejamento estratégico
- Marketing digital
- Comportamento do consumidor de livros
- Apresentação de trabalhos
PRODUÇÃO EDITORIAL (88 horas)
- Preparação de originais
- Revisão de originais
- Tradução e adaptação
- Introdução ao design gráfico
- Design editorial
- Tipografia
- Design de capas
- Produção gráfica
- Produção gráfica
- Visita técnica virtual à gráfica
- Apresentação de trabalhos
EDIÇÕES DIGITAIS E TENDÊNCIAS (88 horas)
- Introdução a e-books e Distribuição de livros digitais
- E-books: outro olhar
- Produção de e-books
- Produção de e-books
- Metadados
- Futuro do livro, o livro no futuro
- Ilustração editorial
- Apresentações, jogos e gamificação para o mercado editorial
- Artigos e projeto final
- Audiolivros
- Apresentação de trabalhos
Certificado
AUTORIZADO PELO MEC.
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
Docente(s)
Vinicius Guimarães
Designer formado pela EBA/UFRJ e doutor em design pela ESDI/UERJ. Especialista em tipografia, desenvolve projetos, pesquisas e eventos sobre o tema.
Talita Camargo
Jornalista, Editora e Vendedora de Livros. Além de leitora, é claro!
Silvia Rebello
Diretora da BR75 texto | produção | design, é especialista em planejamento e gestão de projetos editoriais, com mais de 20 anos de atuação no mercado do livro.
Sérgio França
Editor de livros impressos e eBooks, Especialista em Produção do Livro (PUC- RJ), Mestre em História e Política (FGV), Doutorando em História e Política (FGV).
Ricardo Costa
CEO MVB Brasil, profissional do livro há mais de 20 anos. Apaixonado pelo livro e amante de tecnologia.
Paula Cajaty
Paula Cajaty é escritora e editora da Jaguatirica e da Gato-Bravo. Diretora da LIBRE e associada ao IBPA, apresentou livros e eventos em diversos países.
Monica Maia
Graduação ECO/UFRJ. Cargos executivos na Intrínseca, Rocco, Record. Fundei a GRADIVA AGÊNCIA LITERÁRIA & CONSULTORIA. Docente Pós Cândido Mendes (2011-2015).
Martha Ribas
Editora há 22 anos e hoje atua como curadora e empreendedora nas áreas de arte, cultura e educação.
Marianna Teixeira Soares
Jornalista e agente literária. Trabalhou por mais de uma década como editora em casas como Senac Rio, Rocco e Nova Fronteira. Em 2012, fundou a MTS agência que representa exclusivamente literatura brasileira junto ao mercado editorial nacional e estrangeiro, e apresenta conteúdo literário e de não ficção para adaptação audiovisual.
Mariana de Souza Lima
Mineira de Belo Horizonte, há mais de 40 anos no Rio de Janeiro, economista, comanda o setor de Marketing das editoras Sextante e Arqueiro desde 2006.
Maria Amélia Mello
Renomada editora brasileira, atuou por 30 anos na José Olympio. Desde de 2015, é editora literária da Autêntica, uma das mais atuantes empresas de nosso mercado editorial.
Lielson Zeni
Roteirista de audiovisual e quadrinhos, escritor e crítico de quadrinhos. Presta serviço de preparação, tradução e revisão para editoras como Cia das Letras, Todavia, WMF Martins Fontes, Conrad, Veneta, Panini, entre outras.
Leonardo Neto
Leonardo Neto é jornalista e foi editor-chefe do PublishNews entre 2014 e 2022.
Leandro Müller
Pesquisador do mercado editorial e doutor em Comunicação (UERJ / Université Clermont-Auvergne). Mestre em Comunicação (UERJ). Graduado em Publicidade (UFRJ), graduado em Filosofia (UERJ / Universidade do Porto).
Julio Silveira
Julio Silveira é editor, escritor, curador e produtor cultural. Graduado em Administração (PUC) com extensão em Economia da Cultura (Paris IX).
José Jardim
Atua há mais de 25 anos no mercado editorial, atualmente é Diretor de Operações da Editora Rocco.
Ivo Camargo
Há mais de 40 anos no mercado, modificou a forma de vender livros ao implantar a consignação. Começou sua trajetória no livro didático e atuou em editoras renomadas. Fundou a IVO CAMARGO para otimizar o departamento comercial das pequenas editoras; e a 2BOOKS, que atua no segmento universitário.
Guiomar de Grammont
Escritora e professora da Universidade Federal de Ouro Preto, editora e curadora de eventos literários. Doutora em Literatura Brasileira pela USP.
Gerson Ramos
Diretor Comercial da Ed. Planeta Brasil, Dir. da CBL e do Conselho da Fund. Observatório do Livro. Fundou a Distribuidora Superpedido e implantou Bookscan no Brasil.
Flávia Iriarte
Flávia Iriarte é editora, publisher, fundadora da Editora Oito e Meio e da comunidade online Carreira Literária. É bacharel em Cinema (UFF) e mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio).
Fabíola Mendonça
Economista, MBA em Logística Empresarial e Finanças. Atuou por 13 anos no Grupo Ediouro tendo sido Diretora de Operações responsável por Planejamento e Controle financeiro, Direitos Autorais, Logística. Atualmente Diretora Administrativo Financeira na Agencia 3 Comunicação, do ramo de Publicidade.
Eduardo Magrani
Doutor em Direito. Affiliate no Berkman Klein Center na Universidade de Harvard.
Denise Schittine
Tradutora, autora, editora, professora universitária e pesquisadora na área de Humanidades/ Letras com ênfase em livros, leitura e leitores.
Delfin
Designer gráfico. Editor. Jornalista. Tradutor. Capista. Escritor. Jabuti: jurado, 2019; finalista, 2011 e 2021. Vencedor, Getty 2012. É verdade este bilete.
Cristiane Gomes
Publicitária de formação, com MBA em Marketing e especialização em Gestão de Negócios. Mais de 20 anos de experiência, sendo os últimos 8 dedicados aos ebooks e audiobooks, ajudando a tornar realidade os formatos digitais no mercado editorial brasileiro.
Cibele Bustamante
PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Carol Camargo
Psicóloga. Pedagoga. Mãe. Vendedora de livros.
Carlo Carrenho
Carlo Carrenho é diretor geral e fundador do Publishnews, o mais importante veículo de notícias do mercado editorial brasileiro.
Camila Cabete
Foi pioneira no Brasil em trabalhar e desenvolver o mercado editorial digital. Hoje é a Head de Conteúdo na Edtech Árvore.
Bruno Zolotar
Publicitário formado pela UFF, com pós em Marketing e Produção Editorial pela PUC e Gestão de Negócios pelo IBMEC. Graduado em negócios do entretenimento em Harvard. Diretor de marketing do Grupo Editorial Record, atuando há 11 anos no mercado editorial e 11 anos em industria de bens de consumo.
Bruno Mendes
Bruno Mendes é pernambucano, consultor, empreendedor e apaixonado por livros, tecnologia e mercado.
Beatriz Reingenheim
Diretora da Kulturális. Mestre em gestão cultural pela BSB Paris. Foi gerente de marketing do Grupo WMF Martins Fontes e coordenadora de marketing da Cosac Naify.
Anna Rennhack
Mestre em Educação, Pedagoga, especialista em literatura infantil e juvenil, editora, responsável pela página de Literatura Infantil do Jornal de Letras.
André Palme
Executivo da cultura e do entretenimento com mais de 10 anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming.
Ana Paula Costa
Editora, com mais de 20 anos de experiência no mercado editorial. Foi editora-executiva nas editoras Record e Bertrand. Atualmente, é diretora da mapa lab.
Alessandra J. Gelman Ruiz
Agente literária e editora, fundadora da Authoria Agência Literária & Studio, atua há 30 anos no mercado editorial.
Valores
Informações vigentes para a turma com início em 25/01/2025.
24 parcelas de R$499,00.
Observações:
- Os boletos ficam disponíveis no site do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, no Portal do Aluno.
- As mensalidades têm vencimento no dia 15 de cada mês.
- O Centro Universitário concede bolsas de estudo de até 30% de desconto. A distribuição desse desconto acontece de acordo com a disponibilidade e a real necessidade dos alunos. Se você quiser fazer um pedido de desconto, entre em contato pelo email contato@nespe.com.br, indicando o curso de seu interesse, enviando seu currículo e um texto com as razões para concessão de desconto.
Carga Horária
A pós-graduação possui 360 horas/aula, com aulas quinzenais, sábados das 9h às 17h e tem duração de 24 meses. Além disso, você deverá ter tempo livre para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
Para receber o certificado de especialista, você deve ter presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média de 60 pontos ou mais em cada módulo.
EXCLUSIVO PARA ALUNOS DAS PÓS
Alunos das pós-graduações do Nespe têm descontos, oportunidades de estágio, encontros com profissionais do mercado e muito mais. Saiba mais.
Requisito
O que você deve saber
- Intimidade com computadores e internet.
- Graduação (tecnológica ou não) em qualquer área (em caso de estrangeiros, o diploma deve ter sido validado no Brasil).”
O que você deve ter
- Um computador com acesso à internet
- Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Processo seletivo
O próximo processo seletivo está previsto para outubro de 2023 a janeiro de 2024.O objetivo principal de nossos processos seletivos é selecionar pessoas que tenham o melhor perfil para a pós-graduação escolhida. Isso não quer dizer que escolhemos os melhores candidatos, mas sim aqueles que terão mais proveito do curso.
- Agenda sua entrevista. Clique em “agende sua entrevista” e preencha o formulário . Não há taxa de inscrição.
- Faça a entrevista. No dia da entrevista, enviaremos o link para a reunião no telefone e e-mail utilizados no agendamento. No dia e horário agendado, basta entrar no link de Google Meet recebido.
- Matricule-se. Os candidatos aprovados fazem a matrícula a partir da entrega dos seguintes documentos digitalizados:
- Diploma do Ensino Superior*
- Histórico do Ensino Superior*
- Carteira de Identidade (não pode ser CHN)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de residência com CEP
* Para matrícula é aceito o certificado de conclusão com a data da realização da colação de grau; contudo, é necessária a entrega do diploma de ensino superior para a conclusão da pós-graduação.
Pronto para o próximo passo?
As entrevistas estão previstas para os dias30/09 - 18:00 às 20h (segunda-feira)
28/10 - 18:00 às 20h (segunda-feira)
25/11 - 18:00 às 20h (segunda-feira)
16/12 - 18:00 às 20h (segunda-feira)
Quero saber mais
Preencha o formulário para receber informações sobre este curso