Pós-Graduação lato sensu
Edição e Gestão Editorial
ESTUDE PRODUÇÃO E GESTÃO EDITORIAIS E APRENDA A INTERPRETAR AS TENDÊNCIAS DO MERCADO.
Com apoio do PublishNews e em parceria com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, o NESPE criou o curso de especialização em Edição e Gestão Editorial para capacitar e profissionalizar estudantes interessados nessa área de atuação.
Ao final do curso, você conhecerá intimamente as práticas de editoração e poderá trabalhar como editor, publisher, assistente, coordenador, produtor e gerente na área editorial, ou até mesmo abrir seu próprio negócio.
Por que escolher a pós em Edição e Gestão Editorial
NOVA TURMA 31 de julho de 2021
Faça sua pré-inscriçãoPúblico-alvo
Disciplinas da pós em Edição e Gestão Editorial
Seleção de candidatos
Próxima turma
Devido a pandemia, aulas temporariamente online
Investimento
De 24x R$790,00
Por 24x de
Coordenadores
Cibele Bustamante
Formada em Produção Editorial pela ECO/UFRJ, mestre em Design pela ESDI/UERJ e PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Instituto Politécnico de Milão. Mais de 20 anos de experiência na área editorial. Professora dos cursos de Design Editorial, Produção de E-books e Indesign. Foi membro do Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Leandro Müller
Pesquisador do mercado editorial, graduado em Publicidade (UFRJ), graduado em Filosofia (UERJ / Universidade do Porto), e mestre em Comunicação Social (UERJ).
Alguns Palestrantes do Curso
Ana Paula Costa
Editora, com mais de 20 anos de experiência no mercado editorial. Trabalhou no Grupo Editorial Record, e foi uma das responsáveis pela criação do selo jovem Galera. Atualmente, é sócia da Mapa Lab, agência de conteúdo e inovação editorial.
Anna Rennhack
Pedagoga e mestre em Educação.Foi diretora da Bloch Educação, gerente de Relações Institucionais do Grupo Editorial Record. Foi membro do Conselho Diretor da FNLIJ. Desde 1999, é responsável pela página de Literatura Infantil do Jornal de Letras; membro eleito do GT (Cadeia Produtiva) que elaborou o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro. É consultora editorial de literatura infantojuvenil da Editora Brinque-Book/Escarlate.
Bruno Mendes
Bruno Mendes é pernambucano, consultor, empreendedor e apaixonado por livros, tecnologia e mercado.
Bruno Zolotar
Publicitário formado pela UFF, com pós em Marketing e Produção Editorial pela PUC e Gestão de Negócios pelo IBMEC. Graduado em negócios do entretenimento em Harvard. Diretor de marketing do Grupo Editorial Record, atuando há 11 anos no mercado editorial e 11 anos em industria de bens de consumo.
Camila Cabete
Camila Cabete entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a Senior Country Manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
Carlo Carrenho
Carlo Carrenho é diretor geral e fundador do Publishnews, o mais importante veículo de notícias do mercado editorial brasileiro.
Carol Camargo
Carol Camargo é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos e em Pedagogia pela PUC-SP, hoje atua como especialista em relações comerciais e tratos de negociações estratégicas da IVO CAMARGO – Soluções Comerciais no Mercado Editorial.
Cibele Bustamante
Formada em Produção Editorial pela ECO/UFRJ, mestre em Design pela ESDI/UERJ e PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Instituto Politécnico de Milão. Mais de 20 anos de experiência na área editorial. Professora dos cursos de Design Editorial, Produção de E-books e Indesign. Foi membro do Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Cláudio Soares
CEO da Obliq e do Rio Cidade Livro, projeto de cartografia literária, escritor, e-publisher e palestrante. É o idealizador dos projetos Guia da Autopublicação, que orienta autores independentes e editores sobre as mais recentes e eficientes estratégias, metodologias e tecnologias editoriais digitais.
Cristiane Gomes
Profissional de Marketing e Comunicação. Iniciou sua carreira na Editora Abril, principal editora da América Latina, e desde o início de 2014 se tornou entusiasta dos e-books. Atualmente é Head de Marketing na Bookwire, principal distribuidora de ativos digitais do Brasil.
Delfin
Jornalista, editor, tradutor e produtor editorial. Finalista do Jabuti 2001 e vencedor do Prêmio Getty 2012, por trabalhos como capista de livros. Professor de produção editorial. Ministra cursos e oficinas em unidades do Sesc-SP. É curador de cinema no Cineclube Terracota (Campinas/SP).
Denise Schittine
PhD em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e Universidade Nacional de Rosário (Argentina), mestre em Comunicação Social pela UFRJ e graduada em Jornalismo pela UFRJ. Trabalhou como coordenadora na Editora Palavra (em Portugal) e na editora Rocco.
Eduardo Magrani
Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela PUC-Rio e Senior Fellow na Universidade Humboldt de Berlim, no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society. Coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).
Fabíola Mendonça
Economista, MBA em Logística Empresarial e Finanças. Atuou por 13 anos no Grupo Ediouro tendo sido Diretora de Operações responsável por Planejamento e Controle financeiro, Direitos Autorais, Logística. Atualmente Diretora Administrativo Financeira na Agencia 3 Comunicação, do ramo de Publicidade.
Flávia Iriarte
Flávia Iriarte é editora, publisher, fundadora da Editora Oito e Meio e da comunidade online Carreira Literária. É bacharel em Cinema (UFF) e mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio).
Flavia Moretti
Jornalista, pós graduada em Gestão Cultural, trabalhou 11 anos com enquadramento de projetos nas Leis de Incentivo à Cultura e captação de recursos pela Lei Rouanet. Foi parecerista técnica do Ministério da Cultura, vinculada à Biblioteca Nacional, durante cinco anos.
Guiomar de Grammont
Escritora, dramaturga e professora da UFOP. Doutora em Literatura Brasileira pela USP. Foi editora de ficção nacional da Record, curadora de Bienais do Livro no Rio, Minas e Bahia e da parte brasileira de eventos literários internacionais. Criou e coordena, desde 2005, as edições anuais do Fórum das Letras de Ouro Preto.
Isabel Travancas
Professora da Escola de Comunicação da UFRJ na área de Produção Editorial. Jornalista pela PUC-Rio (1985), Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (1991) e Doutora em Literatura Comparada pela UERJ. Autora de: O mundo dos jornalistas, O livro no jornal e Juventude e televisão.
Ivo Camargo Jr.
Há mais de 40 anos no mercado, modificou a forma de vender livros ao implantar a consignação. Começou sua trajetória no livro didático e atuou em editoras renomadas. Fundou a IVO CAMARGO para otimizar o departamento comercial das pequenas editoras; e a 2BOOKS, que atua no segmento universitário.
José Jardim
Bacharel em Administração e Analista de Sistemas. Foi Gerente Geral de Produção do Grupo Editorial Record e Gerente de Produção da Editora Objetiva. Ministrou aulas de Produção Gráfica na FGV, PUC, Cândido Mendes e outros cursos livres. Exerce a função de Gerente Geral Operacional da Editora Rocco.
Julio Silveira
Julio Silveira é editor, escritor, curador e produtor cultural. Graduado em Administração (PUC) com extensão em Economia da Cultura (Paris IX).
Leandro Müller
Pesquisador do mercado editorial, graduado em Publicidade (UFRJ), graduado em Filosofia (UERJ / Universidade do Porto), e mestre em Comunicação Social (UERJ).
Leonardo Neto
Jornalista, atuou por mais de 15 anos como assessor de imprensa, tendo trabalhado com Edison Paes de Melo e Lu Fernandes e atendido clientes como Sesc SP, programas do Centro Cultural Banco do Brasil e editoras como Planeta e Ediouro. Desde 2014 é editor-chefe do PublishNews.
Lielson Zeni
Lilson Zeni é editor assistente na DarkSide Books. Além disso, é roteirista, crítico e pesquisador de histórias em quadrinhos.
Luis Pinho
Graduado em Economia e Adm. de Empresas pela Ecole des Hautes Etudes Commerciales da Université de Lausanne (Suiça). Vida profissional em editoras e indústrias gráficas (LTB,Expressão e Cultura, Thomas de La Rue, Sicpa, Ediouro) ocupando cargos de gerência e diretoria.
Maria Amélia Mello
Renomada editora brasileira, atuou por 30 anos na José Olympio, projeto editorial voltado para o resgate dos grandes clássicos de nossa literatura. Desde de 2015, é editora literária da Autêntica, uma das mais atuantes empresas de nosso mercado editorial.
Mariana de Souza Lima
Fundou o setor de Marketing das editoras Sextante e Arqueiro. Trabalha com livreiros e autores como Paulo Coelho, Guilherme Fiuza e Bruna Lombardi.
Marianna Teixeira Soares
Jornalista e agente literária. Trabalhou por mais de uma década como editora em casas como Senac Rio, Rocco e Nova Fronteira. Em 2012, fundou a MTS agência que representa exclusivamente literatura brasileira junto ao mercado editorial nacional e estrangeiro, e apresenta conteúdo literário e de não ficção para adaptação audiovisual.
Martha Ribas
Editora há 22 anos e hoje atua como curadora e empreendedora nas áreas de arte, cultura e educação.
Michelle Strzoda
Jornalista, editora, curadora, gestora de comunicação e conteúdo em cultura editorial. Empreendedora criativa, atua há 16 anos no mercado de livros. Cofundadora da Babilonia Cultura Editorial, trabalhou no Grupo Editorial Record, Tinta Negra Bazar Editorial, Casa da Palavra e Bazar do Tempo.
Monica Maia
Editora-executiva com 17 anos de experiência em empresas como Intrínseca, Record e Rocco. Graduada na ECO/UFRJ fez mestrado como bolsista do British Council, em Media Studies (University of Wales), e pós-graduação na área editorial na FGV. Docente da pós de Editoração do IUPERJ/UCAM de 2011 a 2015.
Paula Cajaty
Paula Cajaty é escritora, pós-graduada em Administração Editorial (FGV-Rio), graduada e especialista em Direito (UNI-RIO/Estácio de Sá) e coordenadora editorial da Jaguatirica.
Sérgio França
Coordenador de Publicações da FGV Direito Rio, tendo trabalhado como editor por 16 anos no Grupo Editorial Record. É mestre em História e Política pelo CPDOC da FGV, e doutorando na mesma instituição. Atividades profissionais: Editor de livros impressos e eBooks, Relacionamento com autores, Assessoria de Imprensa, Gestor de Produção Editorial e Redator de textos jornalísticos e releases.
Silvia Rebello
Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem (PUC-RJ), a editora Silvia Rebello é graduada em Design e Letras (UERJ). Em 19 anos de atuação no mercado editorial, passou por casas editoriais de variados portes e construiu sólida experiência em gerenciamento de projetos. Depois de encerrar sua participação como gerente editorial no Grupo Ediouro, fundou em 2013 a BR75 texto | design | produção, empresa especializada na condução estratégica da produção editorial de publicações. Além de conduzir com sua equipe o planejamento e a execução de projetos para grandes empresas do mercado editorial – Sesc, Biblioteca Nacional, Intrínseca, Editora Grande Área, entre outros –, Silvia ministra cursos de gerenciamento de projetos editoriais para pós-graduandos do Nespe e conduz consultorias em produção editorial para os clientes da BR75.
Talita Camargo
Formada em Jornalismo e Produção Editorial, Talita é a filha mais nova de Ivo Camargo Jr. Criadora do portal No Mundo Editorial, atuou em editoras e se certificou no Yale Publishing Management (Yale, EU). Integra a equipe da IVO CAMARGO e é fundadora da 2BOOKS, distribuidora de livros universitários.
Vinicius Guimarães
Vinicius Guimarães é designer formado pela EBA/UFRJ, mestre e doutorando em design pela ESDI/UERJ. Especialista em tipografia, cria fontes comerciais e gratuitas, atuando em pesquisas, palestras e workshops sobre o tema. Fez parte da organização de edições da Tipos Latinos e do DiaTipo no Rio.