Leandro Müller é pesquisador do mercado editorial, graduado em Publicidade (UFRJ), graduado em Filosofia (UERJ / Universidade do Porto), mestre em Comunicação Social (UERJ), e doutor em Comunicação Social (UERJ / Université Clermont-Auvergne).
Também editor e escritor, tem nove livros publicados no Brasil e na Espanha, entre eles "Como editar seu próprio livro: um manual básico para quem quer publicar ou ser publicado", "O consumidor de livros: prática de comportamento em livrarias", e "Pequeno Tratado Hermético sobre Efeitos de Superfície", vencedor do "Prémio Master en Edición" do Grupo Santillana Formación, na Espanha.
Por cinco anos fez parte da equipe de professores da pós-graduação em Editoração do IUPERJ, curso que coordenou por 2 anos, tendo também atuado como professor convidado da Faculdade de Produção Editorial da Escola de Comunicação da UFRJ.
Atualmente à frente do NESPE, é coordenador dos cursos de especialização em "Edição e Gestão Editorial", "Escrita Criativa" e "Design Editorial", oferecidos em parceria com o Cento Universitário Italo Brasileiro; na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, é uns dos designers responsáveis pelo projeto gráfico e a publicação diária do Diário Oficial do Poder Legislativo carioca.