Logo
Perguntas Frequentes2022-03-29T15:00:35-03:00
O que devo fazer para cancelar um curso adquirido?2022-10-19T15:06:32-03:00

Você deve solicitar o cancelamento pelo e-mail  contato@nespe.com.br. Somente serão cobradas as quantias relativas aos meses até o pedido de cancelamento. Por exemplo, se você contratou um curso que vai de março a julho e cancelou seu contrato em abril, serão cobrados somente os meses de março e abril. Se você pagou o curso à vista, o valor correspondente aos meses posteriores ao pedido de cancelamento será devolvido. 

Fiz o pagamento da primeira parcela nos cursos livres. Como serão os próximos?2022-10-19T15:03:23-03:00

Você receberá a cobrança mensalmente automaticamente no e-mail cadastrado, 6 dias antes do dia de vencimento. Se você gerou a primeira parcela em 20/07, por exemplo, suas parcelas seguintes terão vencimento todo dia 23 de cada mês.

Como faço para comprar um curso livre?2022-10-19T16:38:44-03:00

Assista ao video com o passo a passo para a aquisição de cursos livres:

  1. Faça seu cadastro em https://nespe.apprbs.com.br/ficha-de-inscricao/
  2. Se você vai comprar como pessoa física, selecione Compra Pessoa Física:
  3. Preencha seus dados básicos:
  4. Finalize com os seus dados completos, que possibilita que geremos seu contrato:
  5. Assim que você acabar sua inscrição, você pode passar para a matrícula:
  6. O próximo passo é assinar seu contrato, clicando em “assinar contrato”:
  7. Marque o box ao lado de “li e aceito os termos presentes no contrato” e depois clique  em “assinar”. Se vc quiser baixar uma versão do contrato para guardar com você, clique em baixar.
  8. Após assinar seu contrato, clique em “prosseguir para pagamento”:
  9. Depois, clique em “realizar pagamento”. Caso a opção não apareça, atualize a página (pressione F5).
  10. Uma janela aparecerá com o resumo do curso comprado e a opção para escolher o plano de pagamento (a vista ou parcelado). Faça scroll e escolha o plano e a forma de pagamento desejada:

Instruções para pagamento em PIX

  1. Confirme seu nome e email,
  2. Gere o QR code ou copie a linha.
  3. Efetue o pagamento no seu celular
  4. Confirme os dados do pagamento. Os dados devem ser semelhantes a:

Instruções para pagamento em boleto:

  1. Confirme seu nome e email,
  2. Clique em gerar boleto. 
  3. Confirme os dados do pagamento: em CEDENTE aparecerá “Nespe INTER”, intermediado por IUGU Serviços de internet SA:
  4. Efetue o pagamento do boleto como você preferir.

Instruções para pagamento em cartão de crédito:

  1. Preencha as informações do cartão referente a compra.
  2. Clique em pagar.

Após o pagamento

Pagamentos em PIX e cartão aparecem como pagos em questão de minutos no sistema. Pagamentos em boleto podem demorar até 72 horas.

Após a confirmação do pagamento, você estará automaticamente matriculado no curso escolhido.

O que acontece se eu adquirir um curso e não houver matriculados suficientes para o curso?2022-03-29T15:23:36-03:00

Entraremos em contato com você pelo e-mail fornecido durante a matrícula para que possamos providenciar a devolução da quantia paga.

Quais formas de pagamento são aceitas para os cursos livres?2022-03-29T15:17:26-03:00

Cartão de crédito, pix e boleto bancário. Instituições públicas podem pagar também via nota de empenho.

O Nespe faz parcerias ou oferece descontos para compras de empresas?2022-03-29T15:15:42-03:00

Estamos sempre dispostos a formar parcerias com empresas e dar descontos para grupos ou compras de cursos em atacado. Também oferecemos treinamentos customizados para empresas. Clique aqui para mais informações.

O Nespe aceita pagamento via notas de empenho?2022-03-29T15:14:43-03:00

Sim. Normalmente conseguimos reunir toda a documentação necessária para vendas para o governo em tempo hábil. Faça seu pedido pelo e-mail contato@nespe.com.br

Como posso me matricular no curso livre que escolhi?2022-03-29T15:13:44-03:00

Basta preencher o formulário neste link

Como é computada a frequência no curso livre?2022-03-29T15:13:08-03:00

A plataforma Google gera um relatório com o nome, e-mail e tempo em que cada pessoa esteve presente na reunião. É importante, portanto, que os alunos entrem na sala virtual sempre com o próprio e-mail.

Por quanto tempo as aulas gravadas ficam à disposição no curso livre?2022-03-29T15:12:22-03:00

A sala de aula virtual fica acessível aos alunos até 30 dias após o último dia de aula do curso. Ali estão disponibilizados, além das gravações da aula, todo e qualquer material extra oferecido por professores e palestrantes, além de atividades, exercícios, slides de aula etc.

O que preciso fazer para obter certificado do curso livre?2022-03-29T15:11:43-03:00

Ter 75% de presença nas aulas online ao vivo e média de 60% nas atividades requeridas pelo corpo docente.

As aulas são gravadas nos cursos livres?2022-03-29T15:11:06-03:00

Depende do curso. Quando há gravação, a informação é fornecida na página do curso. 

Quando as aulas ao vivo são gravadas, disponibilizamos a gravação no Google Sala de Aula. No entanto, assistir às aulas gravadas não contam como presença. Além disso, não nos responsabilizamos por eventuais falhas técnicas que impeçam que uma ou outra aula não seja efetivamente gravada e/ou disponibilizada. Há também situações em que professores ou palestrantes podem pedir que a gravação seja interrompida, por exemplo, se houver discussão de material sensível ou que não possa ser divulgado. 

Quando terei que pagar a primeira mensalidade do curso livre?2022-10-19T13:56:50-03:00

Para reservar sua vaga, recomendamos que a primeira parcela seja paga assim que possível. O último dia possível de pagamento da primeira parcela é o dia 5 do mês de início do curso. As parcelas seguintes serão cobradas mensalmente a partir do pagamento da primeira parcela. 

Existe taxa de matrícula no curso livre?2022-03-29T15:09:41-03:00

Não. A sua vaga é reservada no momento do pagamento da primeira parcela do curso (caso de pagamento parcelado) ou no pagamento do curso (caso de pagamento à vista).

Por quanto tempo as aulas gravadas ficam à disposição na pós-graduação?2022-03-29T15:08:51-03:00

A sala de aula virtual fica acessível aos alunos até 30 dias após o término do módulo. Ali estão disponibilizados, além das gravações da aula, todo e qualquer material extra oferecido por professores e palestrantes, além de atividades, exercícios, slides de aula etc.

As aulas são gravadas na pós-graduação?2022-03-29T15:08:10-03:00

Gravamos as aulas ao vivo e disponibilizamos a gravação na plataforma de ensino. No entanto, é muito importante entender que assistir às aulas gravadas não contam como presença nem abono de faltas. Além disso, não nos responsabilizamos por eventuais falhas técnicas que impeçam que uma ou outra aula não seja efetivamente gravada e/ou disponibilizada. Há também situações em que professores ou palestrantes podem pedir que a gravação seja interrompida por motivos diversos, como, por exemplo, discussão de material sensível ou que não possa ser divulgado. 

A pós-graduação tem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?2022-03-29T15:07:15-03:00
  • Pós em Design Editorial: Não há obrigatoriedade de TCC.
  • Pós em Escrita Criativa: Deve ser entregue um trecho do texto produzido ao longo do curso (romance, novela ou conto) para constar na Ontologia Nespe, uma coletânea de textos dos alunos lançada ao final de cada turma.
  • Pós em Edição e Gestão Editorial: A entrega do TCC é obrigatória, podendo ser de natureza variada: monografia acadêmica, plano de negócios, projeto editorial e outros. 
Como é computada a frequência na pós-graduação?2022-03-29T15:06:35-03:00

A plataforma Google gera um relatório com o nome, e-mail e tempo em que cada pessoa esteve presente na reunião. É importante, portanto, que os alunos entrem na sala virtual sempre com o próprio e-mail.

Quando terei que pagar a primeira mensalidade da pós-graduação?2022-03-29T15:05:58-03:00

No dia 15 seguinte à sua matrícula na pós-graduação.

Existe taxa de inscrição para o processo seletivo da pós-graduação?2022-03-29T15:05:24-03:00

Não.

Existe taxa de matrícula na pós-graduação?2022-03-29T15:04:44-03:00

Não. 

Quais documentos preciso entregar na matrícula para a pós-graduação?2022-03-29T15:03:49-03:00
  • Diploma do Ensino Superior. Quem não tiver diploma, deve enviar o protocolo de pedido ou certificado de conclusão de curso. Quem concluiu o Ensino Superior no exterior, deverá entregar o diploma e a Declaração de Convalidação de Estudos.
  • Histórico do Ensino Superior. Quem não tiver histórico, deve enviar o protocolo do pedido emitido pela IES onde fez a graduação.
  • Carteira de Identidade (não pode ser Carteira Nacional de Habilitação).
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Comprovante de residência com CEP.
  • Requerimento de Matrícula preenchido e assinado (clique aqui para acessar).
Como me matricular na pós-graduação?2022-03-29T15:02:31-03:00

A aprovação do candidato no processo seletivo é comunicada via e-mail e/ou WhatsApp fornecidos durante a candidatura. 

Tentamos simplificar o processo o máximo possível, sendo totalmente online. O candidato aprovado deve ler o contrato de prestação de serviços, preencher e assinar o formulário de requerimento de matrícula, e escanear ou fotografar os documentos listados no próximo item.

Um link para uma pasta virtual é fornecido ao candidato. Esta pasta é pessoal e intransferível para resguardar a privacidade do candidato. Nesta pasta, o candidato deve fazer upload de todos os documentos e do formulário de requerimento de matrícula. 

Após os documentos serem processados pela UniÍtalo, o candidato receberá um e-mail com link para o sistema, login e senha. Basta acessar o sistema para assinar o contrato virtualmente. 

Como deve ser o currículo entregue para o processo seletivo das pós-graduações?2022-03-29T15:03:09-03:00

Não é obrigatório que o currículo seja no formato Lattes. O currículo entregue deve constar informações relevantes sobre a formação e experiência profissional do candidato. Desta forma, evitamos iniciar a entrevista com perguntas óbvias como “você é formado em quê?”, “tem experiência de trabalho?” etc. Não tenha receio se a sua formação prévia não tiver relação com a pós-graduação para a qual você se candidatou – acreditamos que uma formação multidisciplinar é muito interessante para a formação de nossos alunos.

Como é a entrevista do processo de seleção para a pós-graduação?2022-03-29T13:58:38-03:00

A entrevista tem duração de cerca de quinze minutos e é feita online, a partir de link de Google Meet enviado ao e-mail e/ou WhatsApp fornecido pelo candidato. 

Para agilizar o processo, pedimos que os candidatos enviem, até um dia antes da entrevista, o seu currículo para o email contato@nespe.com.br com o assunto “CV candidato pós-graduação”.  

O principal objetivo da entrevista é selecionar candidatos que tenham perfil mais adequado para determinado curso. Isso não quer dizer que selecionamos os “melhores” autores, editores e designers, mas sim aqueles que acreditamos que aproveitarão melhor o curso. 

Posso iniciar uma pós antes de terminar a faculdade?2022-03-29T13:57:50-03:00

Não. Segundo resolução do MEC, é obrigatória a colação de grau para se matricular em cursos de pós-graduação.

Qual o endereço do Nespe?2022-03-29T13:56:45-03:00

O Nespe não possui endereço físico aberto para visitação. Trabalhamos exclusivamente em regime de home office. Como requerido por lei, possuímos um endereço postal. Se você desejar enviar uma carta ou remessa para o Nespe, entre em contato conosco e forneceremos o endereço.  

O Nespe é uma empresa pública?2022-03-29T13:56:09-03:00

Somos uma empresa privada. Nossas pós-graduações são oferecidas em parceria com uma Instituição de Ensino Superior (IES), como requerido por lei.