Descrição
Conheça ferramentas de gestão de processos e suas diferentes aplicações na gestão de processos editoriais. Aprofunde seu conhecimento da cadeia produtiva de publicações e desenvolva o repertório necessário para executar o planejamento estratégico da produção de obras, minimizando (ou mesmo eliminando!) desperdícios. Aumente sua eficiência (saiba o que fazer e como fazer da melhor forma). Organize-se: tenha controle total das suas tarefas e dos seus prazos (e das tarefas e dos prazos da sua equipe). Planeje: otimize tempo e recursos de equipe com cronogramas simples e compartilhados.
Objetivos
A ampla compreensão dos processos editoriais é fundamental para todos os atores da cadeia produtiva de publicações. O mercado editorial cada vez mais demanda que todos os profissionais – de um gerente editorial in house a um prestador externo – dominem o ciclo produtivo de modo a executar cada etapa com mais eficiência, no menor tempo e com pontualidade. Otimize tempo e recursos escolhendo a metodologia de gestão mais adequada ao seu universo e a cada projeto editorial.
- DOMINE O CICLO PRODUTIVO DO LIVRO
- SOLIDIFIQUE SEUS CONHECIMENTOS
- LIBERTE-SE DE RECEITAS DE BOLO E FAÇA AS ESCOLHAS MAIS ADEQUADAS À SUA REALIDADE EDITORIAL
- OTIMIZE RECURSOS
- TEORIA E PRÁTICA
Público-alvo
- EDITORES
- ASSISTENTES EDITORIAIS
- PREPARADORES E REVISORES DE TEXTO
- DESIGNERS E DIAGRAMADORES
- DEMAIS PROFISSIONAIS DO MERCADO EDITORIAL
Diferenciais
- AULAS AO VIVO
- PLATAFORMA GOOGLE
- FOCO NA PRÁTICA
Tópicos abordados
FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDITORIAL
O mapa essencial para qualquer projeto editorial
- A cadeia produtiva de publicações: visão geral
- Atores da cadeia produtiva
- O ciclo produtivo encadeado: onde estou, o que faço, o que veio antes de mim, o que acontecerá em seguida?
PLANEJAMENTO EDITORIAL
Planejar antes de executar
- Ferramentas de planejamento e detalhamento de um projeto editorial
- Definição de escopo do projeto editorial
- Levantamento de custos do projeto editorial
- Definição da equipe que executará o projeto
- Definição de responsabilidades entre cada profissional
- Elaboração de cronograma
GESTÃO DE PROCESSOS
Controle e decisão rápidas e eficientes
- Ferramentas para gestão de um projeto editorial
- Acompanhamento do cronograma
- Monitoramento de entregas
- Controle de qualidade
- Etapas de aprovação interna e externa
- Controle de execução orçamentária
- Gestão de eficiência
- Ferramentas para trabalhar sob pressão
- Criação de ambientes de compartilhamento de controle e de execução
ENCERRAMENTO DE PROCESSOS
Construção de processos mais eficazes e econômicos
- Consolidação de aprendizados adquiridos ao longo da execução
- Construção de ferramentas para uso recorrente em projetos editoriais similares
- Registro de feedbacks internos e externos
Certificado
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.
Material
Materiais extras ficam disponíveis na plataforma de ensino.
Quem fez aprova
A didática do curso é ótima, muito bem estruturada na teoria e com conteúdo rico em exemplos práticos. Mesmo já atuando há anos no setor, tive a oportunidade de conhecer novas formas de ver o processo, com dicas valiosas. A Silvia é uma excelente profissional, professora generosa e assertiva no compartilhamento de seu amplo conhecimento.
O curso foi, sem dúvida, um divisor de águas na minha rotina de trabalho. A troca de ideias com a turma foi super proveitosa e a Silvia é o conhecimento em pessoa! Muito conteúdo passado de forma fácil e detalhada, em um ambiente virtual simples e intuitivo. A possibilidade de rever as aulas gravadas foi fundamental para fortalecer o que já havia assimilado.
O curso me possibilitou entender, de forma mais ampla e completa, o meu papel enquanto gerente de uma editora. Com conteúdo de excelência, eu pude identificar meus processos e oportunidades de melhoria. A minha experiência com o curso tornou-se ainda mais enriquecedora por conta da troca de vivências profissionais com a professora Silvia Rebello e demais alunos.
Docente(s)
Silvia Rebello
Diretora da BR75 texto | produção | design, é especialista em planejamento e gestão de projetos editoriais, com mais de 20 anos de atuação no mercado do livro.
Valores
Informações vigentes para a turma com início em 18/03/2025.
A vista
Com desconto- 15% de desconto sobre o valor total
- Desconto válido para pagamentos até 03/03/2025
- Vaga garantida na confirmação do pagamento
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
A prazo
10 parcelas de- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
- Parcelas subsequentes com vencimento mensais a partir do pagamento da primeira parcela.
Alunos das Pós do Nespe
10 parcelas de- Exclusivo para alunos das pós-graduações do Nespe
- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
Carga Horária
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
Requisito
O que você deve saber
Para aproveitar melhor as aulas, é desejável que você tenha conhecimentos básicos sobre produção de publicações; domínio básico do Microsoft Office; gosto por organização, eficiência e interesse no aumento de produtividade sem perda de qualidade.
O que você deve ter
- Um computador com acesso à internet
- Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Quero saber mais
Preencha o formulário para receber informações sobre este curso