Na noite da última segunda-feira (27/11), na Biblioteca Parque Villa-Lobos, Mariana Salomão Carrara e Alexandre Alliatti foram anunciados como os vencedores do 16º Prêmio São Paulo de Literatura. Carrara recebeu o prêmio de Melhor Romance de 2022 pelo livro Não fossem as sílabas do sábado (Todavia), enquanto Alliatti foi reconhecido na categoria Melhor Romance de Estreia de 2022 por Tinta branca (Patuá). Ambos receberam o troféu e um prêmio em dinheiro de R$ 200 mil, o maior valor remuneratório para prêmios literários no país.

Além da premiação em dinheiro, os vencedores terão a oportunidade de participar, em 2024, de uma programação cultural que incluirá presença em eventos nacionais e internacionais. O Prêmio São Paulo de Literatura, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destaca-se como um impulsionador da produção literária e valorização do setor editorial.

O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, comemorou o retorno da cerimônia de divulgação dos vencedores à biblioteca pública. Durante o evento, destacou que o prêmio desempenha um papel crucial no reconhecimento de autores consagrados e na visibilidade de novos talentos, contribuindo para a formação de leitores.

A secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, enfatizou o desafio de aumentar o índice de leitura no país. Ela convidou os presentes a colaborarem na jornada de transformar o Brasil em um lugar de leitores. Marton destacou diversas iniciativas, como o Viagem Literária, a BibliON e parcerias internacionais, visando promover a literatura como alicerce para a identidade e o senso crítico.

A 16ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, realizada em 2023, registrou um recorde de inscrições, com 453 candidaturas, um aumento significativo de 43% em relação ao ano anterior. O júri, composto por membros renomados, e os curadores desempenharam papel fundamental na seleção dos vencedores, destacando a relevância e prestígio do prêmio literário.