A Entretantas Edições acaba de lançar o livro Mulheres que editam (174pp, R$ 45), composto por verbetes que apresentam brevemente 125 editoras brasileiras. São 125 mulheres que, ao longo dos séculos XX e XXI, atuaram como editoras de livros em casas fundadas por elas mesmas ou como decisoras em outras casas. Cada texto traz informações sobre a mulher editora e as casas pelas quais passou.

O conjunto de perfis dá uma ideia ampla de como as mulheres atuaram em casas grandes e reconhecidas ou pequenas e invisibilizadas ao longo do tempo, seus projetos, seus temas, as tendências de seus catálogos e seus direcionamentos políticos e ideológicos.

A obra foi organizada pelas pesquisadoras Cecília Castro, Ana Elisa Ribeiro e Samara Coutinho, todas ligadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde coordenam um grupo de 19 pesquisadoras que atuam no campo editorial, nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O livro é composto ainda pelo prefácio das pesquisadoras e professoras Renata Moreira e Maria do Rosário Alves Pereira; Apresentação da professora Ana Elisa Ribeiro; e minibios das autoras dos verbetes.