A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, acaba de estabelecer um acordo de cooperação com o Nespe, para a oferta de bolsas de estudos aos membros da entidade nos cursos livres e de pós-graduação disponíveis na instituição.

Com a parceria, os associados ativos da Mensa Brasil têm 10% de desconto nos cursos online do Nespe, que funciona como um centro de estudos e pesquisas sobre o mercado editorial, a produção, a circulação, a história e o comércio de publicações impressas e digitais, bem como o desenvolvimento de conteúdos editoriais em suas diversas modalidades.

O acordo prevê ainda que, para cada dez alunos da Mensa Brasil matriculados nos cursos do Nespe, a escola dará uma bolsa integral a uma pessoa de baixa renda (com cadastro no CadÚnico) apoiada pela ONG. 

Atualmente, a entidade possui mais de 3 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional, com uma boa parte de membros ativos da associação. Para Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Associação Mensa Brasil, como o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o desenvolvimento do País, a parceria com o NESPE é uma importante iniciativa de ampliar os espaços de desenvolvimento intelectual dos indivíduos com superdotação.

“Portanto, esse acordo representa mais um passo no desenvolvimento de programas e projetos que busquem estimular as potencialidades de nossos membros”, comenta.

Sobre a Associação Mensa Brasil

Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.

Sobre a Mensa Internacional

Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, impendentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.