Nesta quarta-feira (26), foi relançada a Frente Parlamentar em Defesa do Livro, Leitura e Escrita na Câmara dos Deputados. No evento, capitaneado pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), o escritor Jeferson Tenório foi homenageado. O autor do livro O avesso da pele tem enfrentado censura em diversos estados do Brasil. Tenório recebeu das mãos das deputada Melchiona e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) uma Moção de Louvor.

O relançamento da Frente contou com a presença de entidades relacionadas ao livro, leitura e biblioteca, representantes do Ministério da Cultura, além de integrantes da sociedade civil. Para Fernanda Melchionna, a existência da Frente é fundamental para batalhar pelo Plano Nacional do Livro, da Leitura e da Escrita, entre outras políticas públicas de defesa do setor.

“Não se trata apenas do O avesso da pele, se trata da defesa dos livros. Porque se acontece com um, a gente sabe muito bem que pode acontecer com outros. O Brasil já aprendeu bastante com governos autoritários anteriores, e aprendemos também a reagir. Ainda estamos vivendo um tempo muito difícil, com esse recrudescimento da extrema direita, não só no Brasil, mas no mundo, que não quer que a gente tenha pensamento crítico e acesso aos livros. É uma estratégia para não discutir o que tem que ser discutido”, ressaltou Jeferson Tenório.

O evento também contou com a presença de outros parlamentares, como Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Glauber Braga (PSOL-RJ), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Alice Portugal (PCdoB-BA), Maria do Rosário (PT-RS), Reginete Bispo (PT-RS), Elvino Bohn Gass (PT-RS) e Tadeu Veneri (PT-PR).

Em suas palavras, Fernanda Melchionna reforçou a importância da Frente para a defesa da biblioteca escolar, das bibliotecas comunitárias e públicas, da escrita, leitura, literatura, dos profissionais do setor, e do pensamento crítico e da arte. A deputada destacou que a luta contra a censura e pela promoção do livro e da leitura é fundamental para o país.