Tema no topo da pauta da indústria do livro, o uso da Inteligência Artificial (IA) será discutido no primeiro Summit IA no Mercado Editorial, no dia 15 de abril, das 8h às 12h30. Promovido pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), pela Saber Educação e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o evento gratuito acontecerá de forma híbrida: presencialmente em São Paulo e com transmissão virtual para demais inscritos.

Para o presidente do SNEL, Dante Cid, apesar de recente, o uso das IAs no mercado editorial pode revolucionar o comportamento do mercado. “Internacionalmente as editoras estão discutindo com exaustão o tema para que haja sustentabilidade no uso das ferramentas de IA, que já são uma realidade no dia-dia de muitas editoras”, destacou.

Na programação do evento está prevista uma apresentação sobre o uso de Inteligência Artificial no mundo do conteúdo e, em seguida, serão divididas práticas já presentes no mercado editorial brasileiro. Para fechar a manhã, o evento vai atualizar as questões legais e pontos de atenção do uso de IAs na indústria criativa.

“A legislação brasileira precisa dar um salto na regulamentação da Inteligência Artificial. Todo o conhecimento científico e artístico, ainda que já estejamos na era da IA, passa pela concretização de conceitos, teorias, ideias e sua externalização por parte de cientistas e autores em bases literárias e/ou audiovisuais. Não valorizar o esforço de pessoas que passam a vida para produzir bons conteúdos é desvalorizar o estudo e desincentivar a produção de novos conhecimentos. Não se pode esquecer deste debate porque os direitos de autores e editoras precisam ser acompanhados e garantidos”, reforçou o presidente da ABDR, Francisco Bilac.

Segundo Flávia Bravin, head da Saber Educação e membro da diretoria do Snel, Abrelivros e IFRRO o evento será um momento único “com diversos editores brasileiros e associações editorais reunidas para falar, de modo aberto e pragmático, dos seus casos, aprendizados e visão de futuro sobre IA”, fazendo o que está no “centro de uma editora; criar, promover e fazer curadoria de conteúdo, cuidar de seu catálogo e autores, destravar tendências”. Escolhemos a dedo o mês de abril: “o mês do livro e que segue eventos importantes, como os debates de IA na Feira de Londres e Bolonha e a aprovação pelo Parlamento Europeu da Lei de Inteligência Artificial da União Europeia”.

Para garantir a inscrição, basta acessar o site do SNEL onde está a programação completa do evento. O Summit IA no Mercado Editorial também conta com o apoio e divulgação da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL).