Descrição
A criatividade e inovação são habilidades indispensáveis em todas as áreas profissionais atualmente, e todos têm a capacidade de desenvolvê-las.
Com mais de 40 exercícios individuais e em grupo, esse não é um curso sobre criatividade e inovação, é um laboratório de criação e inovação. Você aprenderá métodos e praticará técnicas para alcançar todo o seu potencial criativo.
Objetivos
- Sinta-se mais confiante ao tomar decisões e apresentar ideias inovadoras
- Pratique ferramentas e conheça métodos de geração de ideias
- Aprenda a gerenciar, manipular, selecionar e amadurecer ideias
- Pense estrategicamente, planeje e desenvolva sua ideia
Público-alvo
- Empreendedores
- Profissionais da área criativa
- Produtores de conteúdo
- Interessados em desenvolver a própria criatividade
Diferenciais
- Aulas online 100% ao vivo
- Plataforma de ensino Google atraente e descomplicada
- Mais de 40 exercícios práticos
- Diário criativo digital e outros recursos
Tópicos abordados
- Criatividade x inovação
- Delimitação de problemas e criatividade
- Técnicas de brainstorming: métodos clássico, escrito, solo, visual, silencioso etc
- Pensando visualmente: moodboards, mapas mentais, storyboards, ideatoons etc
- Métodos de ideação: Conexões forçadas, timeboxing, SCAMPER, SMART etc
- Storytelling: arcos narrativos, tríades, ficção
- A era da experiência: Personas e personalidades, design emocional, etc
- Métodos de apresentação de ideias: pitching, apresentações
- Controle de qualidade: design de proposta de valor, refinamento de ideias, gamificação
- Análise de tendências: pesquisa e planejamento de cenários, a coisa do futuro
- Técnicas de integração de equipes
- Espaços e organizações criativas
Conteúdo Aula a Aula
- Criatividade e inovação
- Pense diferente
- Criatividade como processo
- Práticas de ideação 1: identificação e delimitação de problemas
- Práticas de ideação 2: métodos para geração de ideias
- Práticas de ideação 3: métodos para geração de ideias
- Práticas de ideação 4: métodos para geração de ideias
- Práticas de ideação 5: métodos para geração de ideias
- Storytelling e inovação
- Pensando visualmente
- A era da experiência
- Gerenciando a qualidade
- Disseminando ideias
- Discussão de trabalhos finais
- Técnicas de gamificação
- Análise de tendências
- Gerenciamento de criatividade em grupos
- Ambientes e organizações criativas
- Apresentação de trabalho final
- Aula coringa: usaremos de acordo com as necessidades e interesses da turma.
Certificado
Estar presente em ao menos 75% das aulas e participar ativamente das práticas online ao vivo.
As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.
Material
Diário digital criativo e outros recursos utilizados em sala inclusos.
Conteúdos extras (textos, links, vídeos, recomendações de leitura) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
A criatividade aborda temas pessoais, por isso, também são oferecidos alguns textos e práticas extras opcionais. Para estes exercícios, o acompanhamento da professora só ocorrerá se o aluno quiser.
Docente(s)
Cibele Bustamante
PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Valores
Informações vigentes para a turma com início em 20/03/2025.
A vista
Com desconto- 15% de desconto sobre o valor total
- Desconto válido para pagamentos até 03/03/2025
- Vaga garantida na confirmação do pagamento
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
A prazo
10 parcelas de- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
- Parcelas subsequentes com vencimento mensais a partir do pagamento da primeira parcela.
Alunos das Pós do Nespe
10 parcelas de- Exclusivo para alunos das pós-graduações do Nespe
- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
Carga Horária
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
Requisito
O que você deve saber
- Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
- Um computador com acesso à internet
- Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
- Câmera e microfone para poder interagir com os participantes
Quero saber mais
Preencha o formulário para receber informações sobre este curso