Descrição
Este não é mais um curso de InDesign. Aqui você vai desenvolver seu olhar estético, além de dominar o vocabulário e as principais referências visuais da profissão.
Conheça o processo de design editorial do início ao fim. Entenda como a parte visual influencia no custo e na produção gráfica de uma publicação, conheça os valores praticados no Brasil e saiba como se relacionar com autores e editores.
Ao final do curso, você estará pronto para entrar no mercado editorial. E, se você já está inserido na área, poderá alavancar sua carreira elevando o nível dos seus serviços.
Objetivos
- Vá do básico ao avançado
- Conheça todos os aspectos do design de livros
- Crie networking com profissionais da área
- Solidifique seus conhecimentos
Público-alvo
- Designers e diagramadores
- Editores e Assistentes editoriais
- Ilustradores e fotógrafos
- Booklovers
Diferenciais
- Não é mais um curso de InDesign
- Foco na prática
- Aulas online 100% ao vivo pelo Google Meet
Tópicos abordados
FUNDAMENTOS
- Funções do design no mercado editorial
- Processo de layout
- Estrutura do livro
- História do design editorial
- Criação de referência visual
PROJETO EDITORIAL
- Tamanho e formato do livro
- Manchas, grids e layout de página
- Tipografia editorial
- Design de capas
- Imagens, ilustrações, dados e
narrativas visuais
PRODUÇÃO GRÁFICA
- Cálculo de lombada
- Aproveitamento de papel
- Orçamento gráfico
- Acabamentos e enobrecimentos
- Finalização de arquivos
MERCADO E DESIGN EDITORIAL
- Cases de projetos gráficos editoriais
- Briefings
- Relacionamento com profissionais
- Valores praticados
Conteúdo Aula a Aula
- Apresentação
- Conceitos Fundamentais
- História 1 e cânone medieval
- História 2 e manchas clássicas
- História 3 e simetrias dinâmicas
- História 4 e aproveitamento de papel
- Formatos
- Tipografia
- Tipografia
- Grids e Manchas
- Imagens e cores
- Layout de página
- Ilustração editorial
- Capas
- Visualização de dados
- Produção gráfica
- Introdução a e-books
- Futurologia
- Direito autoral
- Projeto Final
Certificado
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
Quem fez aprova
O Curso é maravilhoso. O conteúdo é muito bom e lotam a gente de informações para o mercado de trabalho.
Desde o primeiro dia de aula eu sabia que esse seria um curso que ressignificaria a minha carreira. Só tenho gratidão a esse time ímpar que trouxe tanta vivência do mundo editorial e do design pra sala de aula, em especial à Cibele por ter acompanhado toda a trajetória e tornar as noites de segunda sempre divertidas.
O curso de Design Editorial preencheu várias lacunas que a minha formação universitária, focada no Design de Produto, deixou. Aprendi não só a história da produção editorial, mas também todos os passos do projeto de uma nova publicação. Além disso, o curso me permitiu abraçar uma nova oportunidade de trabalho em uma área que eu sempre quis ingressar.
Docente(s)
Cibele Bustamante
PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Palestrante(s)
Vinicius Guimarães
Designer formado pela EBA/UFRJ e doutor em design pela ESDI/UERJ. Especialista em tipografia, desenvolve projetos, pesquisas e eventos sobre o tema.
Carlito Machado
Designer formado pela Escola de Belas Artes com Licenciatura em Artes pela AVM, Cândido Mendes. Ilustrador membro da Sociedade dos Ilustradores do Brasil, professor do IED Rio e criador do Estúdio Ventura.
José Jardim
Atua há mais de 25 anos no mercado editorial, atualmente é Diretor de Operações da Editora Rocco.
Valores
Informações vigentes para a turma com início em 17/03/2025.
A vista
Com desconto- 15% de desconto sobre o valor total
- Desconto válido para pagamentos até 03/03/2025
- Vaga garantida na confirmação do pagamento
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
A prazo
5 parcelas de- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
- Parcelas subsequentes com vencimento mensais a partir do pagamento da primeira parcela.
Alunos das Pós do Nespe
5 parcelas de- Exclusivo para alunos das pós-graduações do Nespe
- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
Carga Horária
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
Requisito
O que você deve saber
Para aproveitar melhor as aulas, é desejável que você tenha conhecimentos básicos de Adobe InDesign. A nossa live “InDesign Básico” deve bastar para que você obtenha os conhecimentos necessários (clique aqui para assistir). Se você quer saber tudo sobre InDesign antes de fazer este curso, conheça nosso curso InDesign Completo.
O que você deve ter
- Um computador com o Adobe InDesign CC e acesso à internet
- Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Quero saber mais
Preencha o formulário para receber informações sobre este curso