Descrição
Os e-books ou livros digitais vêm transformando o mercado editorial. No Brasil, eles são atualmente responsáveis por cerca de 6% do faturamento das editoras, chegando a 20% ou mais em mercados maduros. Ou seja, há muito espaço para o mercado brasileiro de e-books crescer e a procura por mão de obra experiente tem acompanhado esta tendência, principalmente frente às mudanças no comportamento do consumidor devido à pandemia do COVID-19.
Por ser um mercado relativamente novo, há grande oportunidade de ingresso para profissionais realmente qualificados.
Objetivos
Tenha uma formação especializada para se dedicar à produção de livros digitais, com aulas teóricas e práticas, em que você aprenderá a fazer e-books do zero e a adaptar layouts impressos já existentes, além de colocá-los a venda.
- VÁ DO BÁSICO AO AVANÇADO
- CONHEÇA OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE LIVROS DIGITAIS
- INDESIGN E PROGRAMAÇÃO: APRENDA AMBOS
- TORNE A SUA PRODUÇÃO DIGITAL MAIS PROFISSIONAL
- APRENDA PRATICANDO
Público-alvo
- PROFISSIONAIS DO MERCADO EDITORIAL
- DESIGNERS E DIAGRAMADORES
- PROGRAMADORES
- AUTORES INTERESSADOS EM AUTOPUBLICAÇÃO
- BOOKLOVERS
Diferenciais
- AULAS AO VIVO
- PLATAFORMA GOOGLE
- FOCO NA PRÁTICA
Tópicos abordados
GERAL
- Tipos de e-books e suas tecnologias
- Ecossistema dos livros digitais
- Estrutura programática: HTML, XHTML e CSS para e-books
- Adaptação e validação de arquivos
- Usabilidade e experiência do usuário
- Utilização de ferramentas Amazon para Kindle
LAYOUT FLUIDO
- Organização de conteúdo
- Controle de caracteres, parágrafos, objetos e imagens
- Capas, capítulos, paginação e sumários
- Preparação de áudio e vídeo
- Recursos interativos: links, áudio, vídeo
LAYOUT FIXO
- Planejamento do layout
- Paginação, composição e sumários
- Recursos interativos: links, áudio, vídeo e animações
- Layout fixo para Amazon
MERCADO E DISTRIBUIÇÃO
- Precificação e Comercialização
- Metadados
- ISBN
- Distribuição e agregadores
- Tendências de mercado
Conteúdo Aula a Aula
- Introdução
- E-book e tecnologias
- Controle de texto
- Imagens e cores
- Controle de objetos
- Imagens, figuras e legendas
- Capítulos e sumários
- Interatividade e capas
- Metadados
- Tabelas
- Plug-ins no Sigil
- Recursos Amazon
- Layout fixo
- Layout fixo
- Metadados com Ricardo Costa
- Mercado de e-books
- Distribuição de e-books
- Tendências e futurologia
- Aula coringa
- Projetos finais comentados
Certificado
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
Quem fez aprova
O curso foi excelente. Realmente acima da média. Eu já tinha feito um curso introdutório sobre e-book. Mas o conteúdo do curso do NESPE está bem mais completo e a didática da Cibele ótima. Ela é daquelas professoras que não faz o aluno decorar a fórmula, e sim entender todos os elementos que a compõem. Aguardo mais cursos na área.
Curso completo, abrangente e em sintonia com o mercado. Entrei sem entender muito de InDesign e design de e-book e saí com tudo o que preciso saber para fazer um livro digital de qualidade.
Excelente o curso de e-book. Bem estruturado, conteúdo abrangente, didática focada na prática. Vale a pena conferir.
Docente(s)

Cibele Bustamante
PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Palestrante(s)

Cristiane Gomes
Publicitária de formação, com MBA em Marketing e especialização em Gestão de Negócios. Mais de 20 anos de experiência, sendo os últimos 8 dedicados aos ebooks e audiobooks, ajudando a tornar realidade os formatos digitais no mercado editorial brasileiro.

Ricardo Costa
CEO MVB Brasil, profissional do livro há mais de 20 anos. Apaixonado pelo livro e amante de tecnologia.

Camila Cabete
Foi pioneira no Brasil em trabalhar e desenvolver o mercado editorial digital. Hoje é a Head de Conteúdo na Edtech Árvore.
Valores
Informações vigentes para a turma com início em 19/03/2025.
A vista
Com desconto- 15% de desconto sobre o valor total
- Desconto válido para pagamentos até 03/03/2025
- Vaga garantida na confirmação do pagamento
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
A prazo
5 parcelas de- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
- Parcelas subsequentes com vencimento mensais a partir do pagamento da primeira parcela.
Alunos das Pós do Nespe
5 parcelas de- Exclusivo para alunos das pós-graduações do Nespe
- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
Carga Horária
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
Requisito
O que você deve saber
Para aproveitar melhor as aulas, é desejável que você tenha conhecimentos básicos de Adobe InDesign. A nossa live “InDesign Básico” deve bastar para que você obtenha os conhecimentos necessários (clique aqui para assistir). Se você quer saber tudo sobre InDesign antes de fazer este curso, conheça nosso curso InDesign Completo.
O que você deve ter
- Um computador com o pacote Adobe CC (principalmente InDesign)
- Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula.
- Uma lista de softwares (todos gratuitos) será fornecida para instalação na primeira aula
Quero saber mais
Preencha o formulário para receber informações sobre este curso