Descrição
Conheça o funcionamento do mercado editorial e o passo a passo para fazer um livro impresso e digital. Aprenda a identificar a melhor estratégia para colocar sua obra na rua: autopublicação ou através de uma editora.
Você terá uma consultoria exclusiva e individual ao final do laboratório, na qual poderá fazer os últimos ajustes em seu texto e promover sua publicação independente.
O curso inclui, ainda, o e-book “Como editar seu próprio livro: um manual básico para quem quer publicar ou ser publicado”, do autor e professor Leandro Müller.
Objetivos
- Viabilizar a publicação do seu livro até o fim do laboratório;
- Indicar as ferramentas para que você mesmo possa fazer seu livro com qualidade
- Preparar você para compreender o básico sobre o mercado editorial;
- Te ajudar a entender qual o melhor caminho para sua obra;
- Dar suporte e incentivo para que você materialize seus escritos em livros.
Público-alvo
- Autores;
- Escritores;
- Poetas;
- Ilustradores;
- Produtores de conteúdo;
- Quadrinistas.
Diferenciais
- Termine o curso com seu livro publicado
- Mentoria individual de 1 hora para finalização do livro (projeto final)
- Aulas ao vivo
- Foco na prática
- Aulas online 100% ao vivo pelo Google Meet
Tópicos abordados
O mercado editorial
- O autor
- A editora
- A gráfica
- As livrarias e os pontos de venda
- O consumidor
- Livro impresso, e-books e audiolivros
O processo produtivo do livro
- O original e o editor
- Preparação e revisão de texto
- Diagramação e capa
- Fechamento de arquivos para impressão e para e-books
- Distribuição
- Comercialização
- Divulgação
Estrutura geral do livro
- Partes pré-textuais
- Partes textuais
- Partes pós-textuais
- Partes extra-textuais e paratextos
- ISBN
Seus livros no mundo
- Editoras de autopublicação
- Edições independentes
- Autogerenciamento de publicações
- Editoras tradicionais
- Agentes literários
Conteúdo Aula a Aula
- Apresentação do curso
- O mercado editorial / Tipos de editoras
- O processo produtivo do livro / O projeto final
- Editando e preparando seu original
- Partes pré-textuais e paratextos
- As revisões do texto
- Introdução a e-books
- Diagramação (impresso)
- Diagramação (digital)
- Capas
- Diagramação de Capa
- Fechamento de arquivos
- Solicitando um ISBN e ficha catalográfica
- Publicando na Amazon KDP e outras plataformas
- Impressão
- Distribuição
- Comercialização e precificação
- Divulgação
- Agentes literários
- Encerramento
Certificado
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
Docente(s)
Leandro Müller
Pesquisador do mercado editorial e doutor em Comunicação (UERJ / Université Clermont-Auvergne). Mestre em Comunicação (UERJ). Graduado em Publicidade (UFRJ), graduado em Filosofia (UERJ / Universidade do Porto).
Palestrante(s)
Delfin
Designer gráfico. Editor. Jornalista. Tradutor. Capista. Escritor. Jabuti: jurado, 2019; finalista, 2011 e 2021. Vencedor, Getty 2012. É verdade este bilete.
Alessandra J. Gelman Ruiz
Agente literária e editora, fundadora da Authoria Agência Literária & Studio, atua há 30 anos no mercado editorial.
Valores
Informações vigentes para a turma com início em 05/08/2024.
A vista
Com desconto- 15% de desconto sobre o valor total
- Desconto válido para pagamentos até 28/07/2023
- Vaga garantida na confirmação do pagamento
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
A prazo
10 parcelas de- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
- Parcelas subsequentes com vencimento mensais a partir do pagamento da primeira parcela.
Alunos das Pós do Nespe
5 parcelas de- Exclusivo para alunos das pós-graduações do Nespe
- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
Carga Horária
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
Requisito
O que você deve saber
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
- Um computador com acesso à internet
- Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Quero saber mais
Preencha o formulário para receber informações sobre este curso