5 livros sobre design editorial

Não importa se você é autor, editor ou somente um entusiasta dos livros. Muito menos se você nasceu com um senso estético apurado ou se é capaz de sair de casa vestindo calças cor de abóbora e camisa verde limão. Quando o assunto é design editorial, há sempre um pouco mais para aprender. Aqui apresentamos livros básicos para quem quer começar a desenvolver o olhar e o vocabulário em Design Editorial.
Esta primeira lista sobre design editorial visa uma abordagem mais abrangente sobre o assunto. Em listas futuras, abordaremos aspectos mais pontuais como grid de construção, cor e tipografia – aguardem!

1. Para quem quer começar (ou não tem nenhum senso estético)

Título: Design para quem não é designer: princípios de design e tipografia para iniciantes.
Autor: Robin Williams
Editora Callis
Escrito para quem tem pressa, apresenta conceitos básicos porém fundamentais de planejamento visual gráfico. Muito bem explicado e cheio de exemplos, sua leitura é fácil, divertida e instrutiva.

2. Para quem quer entender como o designer pensa

Título: Aspects of Contemporary Book Design

Organizador: Richard Hendel

University Of Iowa Press

Lançado em 2013, este livro é uma continuação (ou talvez uma versão completamente atualizada) de “O Design do Livro” do mesmo autor, impresso inicialmente em 1999 pela Yale University Press e no Brasil em 2003 pelo Ateliê editorial. Seguindo os mesmos moldes do primeiro livro, Hendel convida alguns dos designers mais proeminentes da área editorial a descrever como trabalham, resultando num livro prático e inspirador. Não é um livro do tipo “como fazer”, mas sim um guia sobre como esses profissionais pensam e quais métodos utilizam quando encaram desafios com todo o tipo de livros, de ficção à poesia, de culinária à literatura infantil, dos impressos aos digitais.

3. Para todo mundo (autores, editores, designers…)

Título: Edição e Design

Autor: Jan V. White

Editora JSN

Neste guia clássico, White fornece dicas práticas e preciosas para o casamento feliz entre a forma e o conteúdo, o físico e o intelectual, o design do produto e a história contada; de modo que se reforcem mutuamente e dali nasçam páginas irresistíveis aos leitores.

Tendo o leitor como ponto de partida, hábitos e expectativas são analisados de forma lógica e estratégica, ajudando a entender o que faz com que eles se se sintam confortáveis e o que lhes aguçam a curiosidade.

4. Para quem busca inspiração (ou tem um quê de cientista maluco)

Título: Fully Booked: ink on paper

Editores: Robert Klanten, Matthias Hübner e Andrew Losowsky

Editora Gestalten

Deixando de lado o controverso manifesto contra o livro digital, Fully Booked encara a atualidade como uma nova era para o livro impresso, em que uma enorme gama de possibilidades tem florescido. Jovens designers, publishers, tipógrafos, ilustradores e editores mostram seus trabalhos, experimentos e especulações sobre o futuro utilizando novos materiais e métodos de impressão e encadernação, exultando a qualidade tátil do livro. Com imagens luxuriantes de projetos únicos, o livro representa o que há de mais radical em conceito de design editorial impresso e deixa claro que a história do design do livro impresso mal começou.

5. Para quem não é designer, mas quer dar um passo além

Título: Design Editorial: jornais e revistas / mídia impressa e digital

Autoras: Cath Caldwell e Yolanda Zappaterral

Editora GG

Focando, como o próprio título diz, em jornais e revistas, este livro é essencial para quem quer entender o principal objetivo do design editorial – unir texto e imagem de modo a entreter, informar, instruir e comunicar, e é extremamente relevante, mesmo para quem se dedica somente aos livros. Abordando os princípios básicos de tipografia, layout e direção de arte para diferentes formatos editoriais impressos e digitais, “Design Editorial” também discute outras habilidades necessárias para atuar nesta área, como a capacidade de visualização objetiva e a capacidade de estimar tempo e custo de gerenciamento de projetos.

By | 2017-08-06T16:56:03+00:00 19/03/2016|Listas|1 Comentário

About the Author:

Um Comentário

  1. Fernanda 05/04/2016 em 17:05- Responder

    Olá, este último livro de Caldwell e Zappaterra eu tenho; no entanto, apesar de ser bem abrangente (o ponto positivo) eu achei que chega em certo momento ele fica muito técnico, muito “designer”, e por isso acabei perdendo o interesse. Não consegui terminar de ler. Já minha colega designer amou, talvez por ele ser realmente bem técnico.
    Eu sugiro um bem básico mexxmo, pra pessoa que quer saber o beabá: da Aline Haluch, Guia Prático de Design Editorial – Criando Livros Completos.
    Bj

Deixar Um Comentário