Os editores terão mais prazo para responder aos questionários das pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro. Agora, eles terão até o próximo dia 18 para enviar as respostas. Mas por que é tão importante a participação de editores nestas pesquisas?

Os dois estudos – realizados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e operacionalizados pela Nielsen – são fundamentais para entender a evolução da indústria editorial no Brasil.

A primeira pesquisa – a Produção e Vendas – é realizada desde 2006 e mostra quantos exemplares as editoras brasileiras produziram ao longo de um ano, quanto venderam e quanto apuraram com essa venda. Além disso, evidencia quanto as editoras faturaram em cada um dos canais de vendas de livros no Brasil.

Além de ser um retrato anual da nossa indústria, uma pesquisa tão longeva quanto esta permite criar um filme. É o que demonstra a série histórica da Produção e Vendas, atualizada anualmente. É graças a ela que a gente pode acompanhar o desempenho da nossa atividade econômica.

Já a Conteúdo Digital é mais recente, passou a ser realizada sistematicamente desde 2019 e tem um propósito semelhante: demonstrar a evolução da produção e vendas de conteúdos digitais (e-books e audiobooks) realizadas pelas editoras brasileiras.

Para mais informações e participação nas pesquisas, escreva para Mariana Bueno, pelo e-mail producao.vendas@nielseniq.com.