O IBGE divulgou, nesta terça-feira (10), os resultados da sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente ao mês de março. No geral, o comércio varejista cresceu 1% no período, quando comparado com o mês anterior. É o terceiro mês consecutivo em alta. Na comparação com março de 2021, o crescimento é de 4%. A PMC registra crescimento de 1,3% no primeiro trimestre.

Para o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, a terceira alta consecutiva chama a atenção, já que não acontecia desde maio a outubro de 2020 (cinco meses consecutivos), período de recuperação do comércio após as grandes quedas registradas no auge da pandemia da Covid-19.

Livros, Jornais, Revistas e Papelaria

Quem conseguiu surfar nessa onda foi o setor de livros, jornais, revistas e papelaria, que apresentou crescimento de 4,7% entre fevereiro e março. É a volta às aulas dando as caras.

Na comparação com março de 2021, o crescimento do setor é de 36,1%. Bom observar que, naquele mês, o setor apresentou queda de 19,5% nesta mesma base de comparação.

No ano, o setor acumula 24,7% de crescimento até março, acima do acumulado registrado até fevereiro (21,2%). No indicador dos últimos dozes meses o setor também acelera, passando de 5,0% até fevereiro de 2022, para 9,4%.

Painel do Varejo de Livros no Brasil

As notícias de agora fazem um paralelo com o Painel do Varejo de Livros no Brasil. Em março, o relatório apresentado pela Nielsen e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), registrou crescimento 15,65% no primeiro trimestre de 2022.

Importante observar aqui que, diferentemente da PMC, o Painel capta as vendas de livros exclusivamente. Tirando da conta produtos de papelaria, jornais e revistas.

Para reler sobre o Painel, clique aqui.